Manutenção Preventiva

Você sabia que a forma como você cuida do seu veículo pode aumentar muito o tempo de vida útil? Aliada à condução consciente, a manutenção preventiva é uma forma inteligente de garantir maior durabilidade dos componentes do seu carro, além da economia significativa que a manutenção preventiva oferece. Os itens e os prazos dessa revisão variam de montadora para montadora, por isso mantenha-se informado de acordo com o modelo do seu veículo. Cada carro possui um plano de manutenção preventiva recomendado pelo fabricante descrito no manual do proprietário.

Entretanto alguns itens devem ser revisados ou trocados em toda manutenção. É importante trocar o óleo respeitando a quilometragem recomendada pelo fabricante, trocando junto o filtro. Isso manterá o motor lubrificado e refrigerado, evitando desgaste. Os filtros de ar e de combustível também devem ser substituídos com a mesma frequência. Os itens a serem revisados, também em toda manutenção preventiva, são as pastilhas, os discos e as lonas de freio, as lâmpadas do veículo, etc.

Verifique junto à concessionária os prazos de revisão dos demais itens específicos do seu veículo. Lembre-se se tipo de manutenção deve ser feita sempre por um profissional qualificado.

Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária | www.onsv.org.br