Confira em vídeo, a importância dos sistemas ABS e ESP para a segurança do veículo

O freio ABS é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem, garantindo a estabilidade e a aderência dos pneus em frenagens de emergência. Além disso, testes realizados comprovam que os veículos e motocicletas equipados com ABS conseguem parar em uma distância menor do que os que utilizam freios convencionais.

Junto ao ABS, alguns veículos possuem o Controle de Estabilidade Eletrônico (ESP). Em algumas situações, o ABS sozinho não consegue auxiliar o motorista a desviar de outros veículos e obstáculos. É necessário um controle maior da estabilidade e o ESP possui sensores que controlam o travamento das rodas e o comportamento do veículo. Ele faz com que seja possível controlar a direção, a aceleração e a suspenção em diversas situações de emergencia em que o veículo perderia o controle.

Veja, no vídeo abaixo, mais informações sobre os sistemas ABS e ESP e entenda como eles trabalham para garantir a segurança do veículo:

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito