Prejuízo com raios? Veja o que o seguro cobre

A temporada de raios no Brasil está aberta e os prejuízos são diversos – são mais de 50 milhões de ocorrências dessas descargas elétricas por ano, segundo o INPE. Além de representar perigo às pessoas, os raios podem causar diversos danos a imóveis. Especialista do GRUPO BB E MAPFRE explica o que seguro cobre e não cobre e como garantir o ressarcimento dessas perdas.

Queima de aparelhos – É comum a queima de eletrodomésticos e eletrônicos após uma forte descarga elétrica. Nos últimos quatro anos, o GRUPO BB E MAPFRE atendeu a mais de 60 mil ocorrências de Danos Elétricos. Esse tipo de cobertura está inclusa nas apólices residenciais, condomínio e empresariais.

“É preciso ficar atento, pois não é uma cobertura obrigatória. Contar com essa facilidade é uma opção no momento do fechamento do contrato”, orienta Jabis Alexandre, diretor geral de Massificados do Grupo BB E MAPFRE.

Incêndio – Uma forte descarga elétrica também pode gerar curto-circuito e, consequentemente, incêndio. Esse tipo de ocorrência é uma cobertura básica das apólices residenciais e empresariais e é válida somente para os casos em que a queda do raio aconteça dentro do terreno do imóvel segurado. 

“Após acionar as autoridades responsáveis, é importante que o proprietário do imóvel entre em contato com a seguradora. Um perito será enviado para analisar o local e, após o laudo, a indenização é finalizada em, no máximo, sete dias após a apresentação da documentação necessária”, explica o diretor.

Paisagismo – A queda de raios também pode prejudicar jardins e espaços arborizados em residências e empresas. O seguro residencial do BB E MAPFRE conta com uma cobertura específica para esses casos, garantindo a indenização para a reconstrução do espaço danificado. O segurado poderá contratar até R$ 10.000,00 para cobrir as despesas e os itens segurados são arbustos, arvores, plantas de quaisquer espécies e gramado existentes no terreno do imóvel segurado.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é o maior nos ramos em que atua, com mais de 6 mil colaboradores, mais de 160 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa