Finlândia desenvolve projeto para dispensar o uso de automóvel

A Finlândia está elaborando um ousado plano de mobilidade urbana que começará a ser desenvolvido este ano: até 2015 ninguém mais precisará ter carros para circular na capital Helsinque. O objetivo é diminuir o fluxo de automóveis, melhorando o trânsito nas vias, e reduzindo a poluição no ar gerada pelos veículos.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, o conceito Mobilidade como um Serviço (Maas, na sigla em inglês) prevê que os moradores da capital possam planejar pequenos trajetos e longas viagens por meio de um programa de celular que está sendo criado com a ajuda do governo. A plataforma apresentará as melhores opções de transporte envolvendo ônibus, bicicletas, táxis, carona compartilhada e voos, com alternativas em várias faixas de preço e conforto.

“Com esse conceito esperamos atingir aqueles que estão dispostos a abrir mão do carro, mas que, na atual situação, precisam usá-los mesmo assim. Quem quiser, poderá manter seus carros. Só queremos oferecer um serviço melhor”, defende a engenheira de tráfego da Universidade Aalto, Sonja Heikkilä, responsável pelo estudo “Mobilidade como um serviço: uma proposta para ação da administração pública”, encomendado a ela pelo governo.

O sistema se encarregará de calcular a maneira mais viável para o passageiro, dispensando o uso do carro. Para que o projeto tenha início, mudanças na legislação estão sendo finalizadas, assim como as regras para o funcionamento do sistema e de quem poderá operá-lo.

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito