Cuidado! Pressa amplia riscos no trânsito

Fim de ano é sinônimo de correria. São tantos os compromissos com confraternizações, fechamentos no trabalho, agendas com a família, compras e mais compras, que todo mundo tem pressa; e a pressa sempre potencializa os riscos de acidentes no trânsito.

Motoristas costumam ter menos paciência neste período, ficam mais desatentos e estão mais vulneráveis nas ruas. Para agravar a situação, as pessoas chegam ao final do ano cansadas, estressadas, e o estado de humor do motorista pode ser decisivo para colocar a segurança de todos em perigo.

Vale lembrar ainda que o trânsito é um elemento gerador de estresse, basta a experiência de ficar horas dirigindo, que o corpo e mente vão reagir e a sensação de cansaço é quase inevitável. E dirigir cansado pode ser tão arriscado quanto dirigir alcoolizado, alertam os especialistas do ONSV – OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

O OBSERVATÓRIO lembra que a gentileza é uma importante atitude contra o estresse, sobretudo o estresse do outro. “Mesmo se o condutor for provocado no trânsito, deve procurar manter a calma e não usar seu carro como uma “arma”.

Algumas dicas podem contribuir para que haja mais harmonia no trânsito, até mesmos em situações mais estressantes. Confira as dicas do OBSERVATÓRIO:

  • Motorista, faça alongamentos, quando for enfrentar trajetos longos ou congestionados.
  • Mantenha uma boa postura e respire, pois ficar na mesma posição pode levar a dores de cabeça, nas costas e pescoço, e ardência nos olhos; causando irritabilidade e reações inesperadas.
  • A cada uma ou duas horas, faça paradas e também beba água. Quando você faz uma pausa, a tendência é relaxar.
  • Ligue sempre o ar-condicionado em viagens longas para garantir o seu conforto. Procure manter um ambiente agradável no carro, evite discussões, que geram mais estresse e podem desviar sua atenção.
  • Planejar a viagem pode ajudar a evitar trajetos que podem estar congestionados. Hoje, aplicativos podem ajudá-lo a fugir de rotas com trânsito lento e parado.
  • Ouvir música pode ajudar a relaxar, mas tome cuidado com o volume que pode distrai-lo ao longo do trajeto;
  • Também evite manusear equipamentos como CDs ou pendrives, que podem tomar sua atenção. Antes de sair, já coloque o pendrive para não se distrair.
  • Outras atitudes podem ajudar a minimizar o estresse como se alimentar e dormir bem e também praticar esportes.
  • Durante as compras, lembre-se que as vagas para pessoas com deficiência e idosos devem ser respeitadas. Seja cidadão!

O OBSERVATÓRIO disponibiliza, ainda, um vídeo sobre o tema para complementar todas as recomendações. Assista ao vídeo sobre os impactos do estresse na direção agora:

Acesse o vídeo aqui.

Fonte: ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária