Portal das Estatísticas

A CNseg lançou em dezembro de 2015 o Portal das Estatísticas, espaço que reúne estatísticas consolidadas do mercado segurador, com o objetivo de auxiliar a gestão das empresas associadas às Federações que formam a CNseg. O Portal das Estatísticas tem seu conteúdo organizado em três áreas:

• Relatório Interativo: ferramenta digital que permite à empresa visualizar seus dados e fazer comparações com o mercado em quatro tipos de periodicidade, sendo: anual, anual móvel, trimestral e mensal. Desde 2013, estes relatórios são enviados mensalmente para todas as empresas associadas às Federações.
  • Caderno de Estatísticas: uma compilação dos dados do setor em forma de, até o momento, 500 gráficos divididos por seções. A segmentação considera a visão geral do mercado segurador, os ramos elementares, a cobertura de pessoas, a capitalização, a saúde suplementar, o mercado segurador por região geográfica, e um anexo sobre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
  • Projeções de Arrecadação: desenvolvidas trimestralmente, têm o objetivo de prever a evolução dos segmentos e de agrupamentos de ramos do mercado segurador para o ano corrente e o seguinte. Para isso, a metodologia usada se baseia nas séries históricas de prêmio direto e contempla análises de cenários macroeconômicos; o auxílio das Federações, por seu conhecimento específico de cada agrupamento de ramo; e as variáveis exógenas, ou seja, valores que influenciam o componente principal do estudo que, neste caso, é a arrecadação do mercado segurador.

Como explica o vice-presidente executivo da CNseg, Luiz Tavares Pereira Filho, com base nessa diretriz, o ambiente digital permite, a cada empresa associada, por meio de senhas específicas, ter conhecimento da sua posição em relação às demais empresas do setor; conhecer as projeções para o mercado; e ter acesso a um vasto conjunto de estatísticas do mercado, reunido em um caderno. “Esses projetos, aliados ao de cessão de dados de gestão, significam grande avanço no sentido de atender àquela deliberação do Conselho Diretor”, complementa Luiz Tavares.

Uma iniciativa do Comitê de Estudos do Mercado da CNseg (CEM), o Portal das Estatísticas, cujo endereço é estatisticas.cnseg.org.br, é restrito aos funcionários das empresas associadas, que podem solicitar o acesso pelo e-mail nucleo@cnseg.org.br.

Para visualizar uma amostra do conteúdo do Caderno de Estatísticas e das Projeções de Arrecadação, disponibilizados no Portal da CNseg, acesse os links abaixo:

Fonte: CNseg