Currículo não é o suficiente: busque motivação

Chegou a hora de aumentar sua equipe. Não importa quanta experiência você tenha em fazer entrevistas de emprego. Quando o negócio é seu, escolher a pessoa certa para o trabalho parece ser um desafio muito maior. Afinal, você só quer o melhor para a sua empresa, certo? Como identificar a pessoa perfeita para o trabalho?

A internet está cheia de abordagens criativas para entrevistas de emprego, e empresas inovadoras como Google, Apple e outras startups são conhecidas por fazer perguntas como “O que você faria em uma apocalipse zumbi?”, para tirar os candidatos da zona de conforto e analisar quanto jogo de cintura eles têm. Perguntas assim são ótimas, especialmente para encontrar pessoas criativas. Mas de nada adianta fazê-las, se você não sair da entrevista sabendo a resposta para uma pergunta: “Por que você está aqui?”.

Se a pessoa sabe responder bem por que está participando daquele processo seletivo, mostra que reflete sobre sua carreira e seu lugar no mercado. Além disso, essa pergunta ajuda a revelar o conhecimento que o candidato tem sobre a empresa — um ótimo índice do nível de interesse que ele tem na vaga —, e mostra também o que motivou o profissional a participar da entrevista para aquele emprego. Assim, você descobre o que chama sua atenção na vaga, e se ele de fato gosta daquela área. A paixão pelo trabalho e pelo propósito da empresa, muitas vezes, vale mais que um currículo cheio de experiência. Afinal, qualquer habilidade pode ser ensinada, mas a paixão, não.

Fonte: Mulheres Seguras