Esqueça o celular enquanto dirige

Você sabia que digitar, ler e falar ao celular enquanto dirige pode aumentar em até 400% as chances de acidentes? O dado vem de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Trânsito e Segurança nas Estradas dos Estados Unidos (NHTSA), que identificou, também, que o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem no aparelho (se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol sem ver o que está acontecendo do lado de fora). A dependência da conectividade e a distração com o celular é uma das principais causas de acidentes no trânsito, atualmente, em todo o país.

Celular e direção são uma mistura tão perigosa quanto conduzir um veículo alcoolizado. No Brasil, um infrator que conversa ao celular (mesmo pelo fone ou viva-voz) pode ser multado em 130,16. Quem é flagrado manuseando o telefone celular enquanto está ao volante tem um peso ainda maior no bolso. A punição, que era considerada uma infração média, passou a ser gravíssima – o valor da autuação subiu 125%, passando de R$ 130,16 (infração média) para R$ 293,47 (gravíssima).

Nas ruas, a distração com o aparelho celular enquanto caminhamos também pode trazer uma série de consequências, como quedas, atropelamentos e roubos. A desatenção faz com que as pessoas não escutem buzinas, não percebam bicicletas se aproximando e atravessem as ruas sem olhar para os lados. Em alguns países, o uso de celular pelos pedestres se tornou um problema tão grande que medidas extremas foram tomadas para reduzir os riscos de acidentes. Um exemplo foi o caso da Prefeitura de Augsburg, na Alemanha, que instalou um semáforo específico, fixado no chão, para que o pedestre que está com os olhos baixos, no celular, perceba os sinais na rua.

Há alguns anos, usar o telefone era sinônimo de fazer ligações. Agora, corresponde a um grande número de atividades: mandar mensagens de texto, conferir as redes sociais, fazer fotos e vídeos, usar aplicativos de comunicação instantânea, de navegação pelo GPS etc. De acordo com especialistas, é inquestionável que a distração ao realizar todas essas funções é maior do que falar ao celular, pois envolve as dimensões cognitiva, visual e motora.

Faça a sua parte! Evite o desvio de atenção enquanto dirige ou caminha e aconselhe amigos e familiares que cometem essa falha. A Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), um projeto da Organização das Nações Unidas (ONU), prevê uma redução de até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito nos próximos 10 anos. Para alcançar esse índice, as medidas certas precisam ser tomadas, e a conscientização de todos sobre o uso do celular no trânsito pode ajudar a fazer a diferença e a salvar cada vez mais vidas.

Fonte: Equipe DPVAT