GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE patrocina exposição sobre Jean-Michel Basquiat

O GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE viabiliza a vinda ao País dos trabalhos de mais um importante artista contemporâneo. Por meio da Lei Rouanet de incentivo à Cultura, as obras do nova-iorquino de ascendência afro-caribenha, Jean-Michel Basquiat, desembarcam no Brasil. A inauguração da mostra aconteceu na última quinta-feira (25/01), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo (SP). Na sequência, as obras seguem para as cidades de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

A exposição faz uma retrospectiva da criação do artista por meio de mais de 80 peças, entre quadros, desenhos, gravuras e pratos pintados. Filho de uma imigrante porto-riquenha e um haitiano, Jean-Michel Basquiat nasceu em 1960 na cidade de Nova Iorque (EUA) e morreu jovem, aos 27 anos. Apesar disso, é considerado um dos mais importantes artistas de ascendência afro-caribenha. É exaltado em todo o mundo por criar trabalhos que personificaram o caráter de sua cidade natal dos anos 70 e 80.

“Acreditamos na promoção do acesso à cultura como elemento fundamental para a formação do cidadão e agente transformador da sociedade. Por este motivo, estamos muito felizes em poder dar continuidade à tradição que criamos de possibilitar aos brasileiros acesso ao que de mais relevante existe de arte no mundo”, comenta o presidente do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE nas áreas de Vida, Rural e Habitacional, Fernando Barbosa.

A mostra conta com produção da Art Unlimited e curadoria de Pieter Tjabbes. Entre as principais obras que estarão expostas então Hong Kong (1985), Hand anatomy (Anatomia da mão, 1982), Old Cars (Carros velhos, 1981), Selfportrait (Autorretrato, 1981), Do not revenge (Não se vingue, 1982), Loin (Lombo, 1982) e Heart Attack (infarto, 1984), que foi produzido pelo artista em parceria com seu amigo Andy Warhol.

“Basquiat é um artista singular que, como poucos, conseguiu expressar em seus trabalhos toda a efervescência multicultural de Nova Iorque da década de 80. Por isso, acreditamos que assim como ocorreu nas exposições que tivemos a honra de viabilizar, de forma gratuita nos últimos seis anos, esta também será muito apreciada pelo público brasileiro”, conta Luis Gutiérrez, presidente do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE nas áreas de Automóvel, Seguros Gerais e Affinities.

Ao longo dos seis anos de atuação no mercado segurador, a companhia viabilizou a vinda ao País de exposições expressivas, com destaque para “O Corpo é a Casa”, de Erwin Wurm, em 2017; “O Triunfo da Cor”, em 2016; “Picasso e a Modernidade Espanhola”, em 2015; “Salvador Dalí”, em 2014; “Mestres do Renascimento”, em 2013; e “Impressionismo: Paris e Modernidade”, em 2012.

A mostra de Jean-Michel Basquiat ficará em exposição no CCBB da capital paulista até 7 de abril. Em seguida, as obras irão para Brasília (21 de abril a 1 de julho), Belo Horizonte (16 de julho a 26 de setembro) e Rio de Janeiro (12 de outubro a 8 de janeiro de 2019).

Jean-Michel Basquiat

Data: Até 07 de abril de 2018
De quarta a segunda, das 9h às 21h
Local: CCBB SP (Rua Álvares Penteado, 112 - Centro)
Entrada gratuita
Patrocínio: GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com 5.600 colaboradores, mais de 28 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Fonte: CDN Comunicação