Pedestres também fazem parte do Trânsito!

Você sabia que apenas o ato de caminhar na rua faz de você uma peça importante do trânsito? É isso mesmo! Somente no ano passado, foram 91.297 indenizações pagas pelo Seguro DPVAT a pedestres por acidentes no trânsito, representando cerca de 21% do total de pagamentos, ocupando o segundo lugar no ranking de tipos de vítima.

E é importante lembrar que as leis de trânsito também valem para pedestres, não apenas para os motoristas. Neste post, separamos algumas dicas bacanas para te ajudar a estabelecer um trânsito mais seguro para todos!

Semáforos e faixas: Atenção às sinalizações das vias!

O CTB descreve três situações específicas para a travessia de pedestres nas ruas: quando o semáforo determina de quem é a preferência na via; a faixa de pedestre, que determina a prioridade do pedestre, obrigando o condutor a parar e aguardar; e a que na ausência dos itens descritos, é necessário aguardar a passagem dos veículos e fazer a travessia em segurança, e sem obstrução do trânsito.

Sem distrações: Esteja sempre atento ao trânsito!

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, em 2018, cerca de 2.068 acidentes aconteceram nas estradas brasileiras por conta da falta de atenção do pedestre. Por isso, é preciso que a atenção e cautela não venha apenas dos condutores dos veículos, mas, dos pedestres. Não atravesse em pontos cegos, evite andar com fones de ouvido e celulares e claro, aquela dica básica: olhe sempre para os dois lados antes de atravessar!

Estamos aqui para você!

Vale lembrar, galera, que o Seguro DPVAT é um instrumento social importante que protege os mais de 208 milhões de brasileiros oferecendo cobertura não só para motoristas e passageiros, mas para os pedestres também! Caso a vítima se encaixe em uma de nossas coberturas (morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas), não hesite em procurar o auxílio oferecido pelo seguro.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito