Com nova aquisição, Allianz ocupa a 2ª posição no mercado de seguros de automóvel
Elementares da SulAmérica. O valor da venda é de R$ 3 bilhões e o fechamento (closing) ocorrerá após aprovação de órgãos reguladores, o que pode levar cerca de 12 meses. Até lá, não haverá mudanças na administração, nas equipes, relações comerciais, fornecimento e oferta de produtos da SulAmérica. Ambas empresas continuarão trabalhando de forma independente uma da outra. O negócio torna a Allianz uma das três principais seguradoras no país, com cerca de 15% de market share em seguro de Automóvel (ocupando a 2ª posição no segmento) e 9% em Ramos Elementares.
“Com a aquisição das operações de Ramos Elementares da SulAmérica, demos mais um grande passo no reposicionamento estratégico de nossos negócios de seguros na América Latina. Estamos alcançando de maneira muito clara uma posição de liderança para competir efetivamente no crescente mercado de Ramos Elementares do Brasil, a maior economia da América do Sul”, destaca Oliver Bäte, Chief Executive Officer da Allianz SE.
“Estamos criando uma nova Allianz no Brasil, combinando as melhores pessoas de ambos os lados e formando uma excelente equipe que aproveitará as oportunidades do mercado brasileiro com total comprometimento e confiança. Nossa marca registrada será a inovação, a digitalização e o serviço aos nossos clientes por meio de nossos principais parceiros, os corretores e assessorias. Combinaremos o conhecimento local da SulAmérica com todos os pontos fortes que um grupo internacional como a Allianz possui”,complementa Eduard Folch Rue, Chief Executive Officer da Allianz Seguros.
O total de receita em prêmios das unidades compradas totalizou aproximadamente R$3.629 milhões de reais (806 milhões de euros) em 2018, sendo R$ 3.427 milhões (762 milhões de euros) provenientes da carteira de automóvel e R$ 202 milhões (45 milhões de euros) das operações de Ramos Elementares.
A receita total de prêmios das entidades em conjunto é R$6.871 milhões (1,5 bilhão de euros), com R$5.0 bi (1,2 bilhão de euros) relacionados ao negócio de automóveis. Com um volume de prêmios de aproximadamente R$69.9 bi (16 bilhões de euros) e uma taxa de crescimento de 6% somente em 2018, o mercado de seguros de Ramos Elementares no Brasil é muito atraente.
A transação amplia a oferta de produtos e serviços da Allianz para os clientes e oferece oportunidades para aumentar a presença geográfica da Allianz no Brasil. O negócio também permite investimentos adicionais em tecnologias digitais e disruptivas para potencializar o setor e continuar a oferecer as melhores soluções para corretores e clientes no Brasil.
Fonte: CQCS