Mapfre lança seguro para drones de uso profissional

A Mapfre ampliou seu portfólio e passa a ofertar proteção para cascos de drones – ou Veículos Aéreos Não-Tripulados (Vants). O produto é destinado exclusivamente a drones e equipamentos utilizados para fins profissionais.

O superintendente de seguro Aero, Casco e Transporte da Mapfre, Carlos Eduardo Polizio, esclarece que, apesar de se tratar de uma modalidade de seguro bastante recente, a novidade chega para atender a uma demanda crescente, já que estas tecnologias são cada vez mais usadas em diferentes fins comerciais. “Além de proteger os equipamentos, o seguro contribui para a continuidade dos negócios das empresas que atuam na prestação de serviços por drones. Do outro lado, o contratante fica tranquilo em relação a continuidade das suas atividades em caso de sinistro.”

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), existem no Brasil mais de 48 mil Vants cadastrados, sendo que 35% deles pertencem a 2.300 empresas prestadoras de serviços de captação de imagens, que são aplicadas em diferentes atividades econômicas, como filmagens, vigilância, inspeções, mapeamentos, planejamento urbano e estrutural e, até mesmo, na agricultura.

As apólices oferecidas pela seguradora são personalizadas e levam em consideração informações como categoria, idade (até cinco anos), experiência do operador, tipo de uso, treinamentos realizados e os equipamentos acoplados ao drone. Os limites segurados podem chegar a R$ 80 mil para modelos de asas rotativas e a R$ 500 mil para asas fixas. O seguro cobre acidentes durante a decolagem, voo e pouso, sejam os prejuízos parciais ou perda total do aparelho.

“Este lançamento faz parte da estratégia de multiprodutos, cujo foco é levar aos seus distribuidores novas oportunidades de atender as necessidades de seus clientes”, afirma Polizio.

Responsabilidade Civil segue obrigatória

Além de resguardar a integridade física dos drones, as empresas prestadoras de serviços que utilizam essas aeronaves têm a obrigação legal de contratar apólices de Responsabilidade Civil (RC), com proteção contra danos causados a terceiros, conforme determinado por uma resolução da Anac de 2017.

A Mapfre comercializa o seguro de responsabilidade civil obrigatória de forma on-line desde 2017, que é totalmente adequado ao cumprimento da legislação vigente, com ampla cobertura de danos a terceiros. Para limites superiores ao exigido pela agência, a empresa oferta apólices com limites até R$ 2 milhões e cuja contratação será concomitante à cobertura do casco. Neste segundo caso, o cliente pode contar com a rede de corretores credenciados e deve estar com a documentação do equipamento em dia.

Fonte: Revista Apólice