Não deixe a mídia social atrapalhar sua carreira

O despejo de cinco candidatos das eleições federais da Austrália em 2019 para postagens ofensivas nas redes sociais serviu como um lembrete dos danos que um perfil de mídia social mal gerenciado pode causar à carreira de uma pessoa. Um comentário incorreto, uma resposta impensada, uma opinião que você pode mudar ou uma ação que você pode se arrepender mais tarde não podem ser apagados na era digital e, portanto, seu perfil de mídia social pode assombrar e prejudicar sua carreira.

Os adultos geralmente aconselham seus filhos a tomar cuidado com o que publicam nas mídias sociais - mas eles estão aplicando o mesmo padrão em suas ações?

Em um contexto presencial, quando encontramos alguém pela primeira vez, fazemos uma avaliação muito rápida sobre se gostamos ou não, confiamos neles, queremos trabalhar com eles ou fazer negócios com eles. A pesquisa destaca que temos entre sete e 15 segundos para causar uma primeira impressão frente a frente.

Isso se baseia no que é conhecido como 'fatia fina'. O professor Frank Bernieri, da Oregon State University, descobriu que avaliamos as pessoas de forma relativamente rápida, sem muitos dados. Essa avaliação é feita com base em vários fatores. Pode ser um relance, o aperto de mão, o que vestem, o comportamento, se mantêm contato visual e como sorriem.

Como muitas de nossas vidas agora se desenrolam nas mídias sociais, o mesmo vale, embora de uma maneira diferente. Uma declaração ou comentário que leva apenas alguns segundos para ser postado será anexada à sua reputação para sempre. Embora essa ação possa não representar toda a sua perspectiva sobre um problema, ela moldará a forma como as pessoas o veem e como avaliam seu caráter e reputação.

Um você, uma marca

Em um artigo da Fast Company , Tom Peters escreveu: “Todos nós precisamos entender a importância do branding. Somos CEOs de nossas próprias empresas: Me Inc. Para estar nos negócios hoje, nosso trabalho mais importante é ser o profissional de marketing da marca chamada You. ”

No mundo digital, não há separação entre uma marca pessoal e sua marca profissional. O que você postar em sua vida pessoal em uma página privada do Facebook ou Instagram afetará a maneira como você é visto profissionalmente.

Sua reputação é um dos ativos mais importantes da sua carreira, portanto vale a pena tratá-la como tal. Você pode investir na construção de suas qualificações educacionais e de suas habilidades de liderança, mas não considerar como desenvolver e manter um perfil de mídia social que aprimore sua carreira.

Fazer isso efetivamente vai além de apenas cuidar do que você diz e faz online. É importante conhecer seus valores e o que você representa, para que você assuma o controle de sua reputação on-line e verifique se ele está alinhado com o que você quer que seja conhecido.

Quando você possui sua reputação, procura ativamente entender como os outros o vêem e como você se vê. Isso inclui identificar onde existem lacunas entre a reputação desejada e a real e, em seguida, começar a construir conscientemente uma reputação desenvolvida de maneira positiva e sustentável que funcione para você a longo prazo. Manter uma reputação positiva e progressiva requer trabalho - diariamente - e não é algo que você possa dar como garantido.

Pense a longo prazo

Com as rápidas mudanças que acontecem na força de trabalho agora e no futuro, a carreira de uma pessoa pode seguir muitas direções diferentes. Por exemplo, aqueles que ingressam na força de trabalho agora provavelmente terão pelo menos 17 empregadores diferentes e cinco carreiras diferentes durante a vida.

Consequentemente, isso aumenta a importância de ter uma visão de longo prazo de sua reputação. Em uma época em que você nunca pode ter certeza absoluta de onde sua carreira chegará, você não deseja encontrar suas ambições frustradas por algo que fez há muitos anos atrás, quando não estava prestando muita atenção à sua reputação. Sua reputação é um ingrediente vital para se ter uma carreira de longo prazo, bem-sucedida e sustentável, e por isso vale a pena dividir o tratamento com cuidado.

Fonte: Insurance Business.
Por Michelle Gibbings: é a fundadora do Change Meridian e trabalha com líderes e equipes para ajudá-los a ficar em forma para o futuro do trabalho. Ela também é autora de Step Up: How to Build Your Influence in Work and Career Leap: How to Reinvent and Liberate your Career . Para mais informações, visite michellegibbings.com.