Maiores seguradoras do mundo aprenderam as lições das crises de saúde anteriores e reforçaram suas políticas de subscrição

Boletim de Monitoramento | 11 de Fevereiro de 2020

(Yahoo!/Bloomberg) “Não procure muito alívio das seguradoras para que sejam atenuadas as perdas de eventos cancelados, interrupções de viagens e atendimentos médicos do letall vírus Covid-19, que está se espalhando pelo mundo”. Esse foi o destaque de uma reportagem da Bloomberg, através do site “Yahoo!’. A matéria lembra que as maiores seguradoras do mundo aprenderam lições das crises de saúde anteriores, incluindo o surto de SARS de 2003. Ao longo dos anos, elas reforçaram suas políticas de subscrição, inserindo cláusulas restritivas de doenças transmissíveis para evitar perdas catastróficas. Além disso, o Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, chamou a atenção para o direito securitário brasileiro, que, como em qualquer lugar do Mundo, ampara o afastamento de situações catastróficas. “Somente agora é que as seguradoras brasileiras estão avaliando com mais clareza e rigor o alcance do novo coronavírus sobre as suas atividades, inclusive as cláusulas dos contratos que já foram firmados” afirma.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/.

Fonte: CNseg.