Deslocamento de mercado pela COVID-19 gera oportunidades em algumas linhas, diz reportagem

Boletim de Monitoramento |23 de julho de 2020

Segundo reportagem divulgada pela Reinsurance News, a AM Best relata que o deslocamento do mercado em virtude da COVID-19 cria oportunidades em algumas linhas do balanço das seguradoras.  Essa agência de classificação de riscos observa que várias empresas anunciaram iniciativas de capitalização para reforçar os balanços patrimoniais, em resposta às incertezas e para se adiantar a um mercado futuramente mais restritivo. Os testes iniciais de estresse da AM Best, para avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 nas seguradoras, classificaram que os seus níveis de capital fornecem um amortecedor adequado contra um possível choque nos balanços. No geral, a agência diz que as seguradoras provavelmente sofrerão um impacto significativo nos lucros em 2020, ao invés de declínio significativo na equação de capital ajustada ao risco.

Para o Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, "está claro que o Brasil enfrentará recessão. Isso não nos desanima, mas é um ponto de atenção. E  essa recessão atinge os setores da economia de forma diferente e, assim, os produtos de seguros que atendem a esses distintos públicos. Exemplo claro: o setor industrial é o que está sofrendo mais. Principalmente pela falta de mobilidade, giro de estoque, endividamento, uma série de questões que podem machucar bastante aqueles grandes contratantes que tiveram uma participação tão forte no mercado de seguros ao longo dos últimos anos.”

Ao associar esse cenário brasileiro com o relato da AM Best, Marcio Coriolano afirma que “o nível de solvência das seguradoras no Brasil é elevado. Talvez até mais, proporcionalmente, do que o observado em economias mais maduras. E, também, tal como na Europa e EUA, aqui os balanços patrimoniais serão resilientes. Por outro lado, com a as taxas de juros persistentemente baixas, e com a volatilidade de ativos, a gestão financeira do montante de provisões técnicas será desafio permanente para as seguradoras.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/

Fonte: CNseg.