Garantia Estendida

O Garantia Estendida foi um dos produtos que mais sofreram o impacto da quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, segundo análise da Confederação Nacional das Seguradoras. Com o fechamento do comércio em todo o País, o produto registrou seu pior resultado em maio/20, com queda de 63,1% em relação a maio/19. Mesmo com o forte impulsionamento das empresas para a venda online dos seus produtos, o referido seguro não acompanhou o volume de vendas de móveis e eletrodomésticos no período que, segundo dados do IBGE, caiu somente 10,7%.

Com os dados recentes de julho, é possível notar o efeito positivo das estratégias do governo para a abertura gradual da economia e, com isso, o Garantia Estendida já mostra algum sinal de recuperação. O gráfico abaixo compara a evolução do volume arrecadado pelo produto com a evolução do Índice de Confiança do Consumidor - ICC, calculado pela FGV. Note que, assim como ICC, o Garantia Estendida começa a trajetória de retorno a patamares anteriores à pandemia e, com a tendência de melhora dos indicadores de consumo, o cenário para o referido produto volta também a ser positivo até o final do ano.

Fonte: SUSEP e FGV

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.

Fonte: CNseg