Planejar é o segredo para tempos incertos

Para falar sobre os riscos a que todos estão expostos no dia a dia e as maneiras de nos protegermos, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, participou nesta quinta-feira, dia 27, de live na página da Confederação Nacional das Seguradoras no Instagram (@cnseg_oficial), com a jornalista Mara Luquet, tendo como tema “Planejar é o segredo para tempos incertos”.

Como bem lembrado por Marcio, o risco está presente em todos os momentos de nossas vidas, desde o nascimento até a morte, mas, apesar disso, segundo ele, a população ainda não se deu totalmente conta da importância da prevenção, apesar de a pandemia do novo coronavírus estar ajudando a mudar esse quadro. “É importante tomar a consciência de que os riscos existem e usar essa consciência a nosso favor, pois o acaso não vai nos proteger, enquanto estivermos distraídos, como cantado na bela música dos Titãs”, afirmou.

Segundo ele, há um seguro para cada tipo de risco e é importante que as pessoas fiquem atentas para a necessidade de planejamento, escolhendo os seguros que considerarem mais importantes em cada fase de sua vida.

O Presidente da CNseg lembrou que até há algum tempo, as pessoas não tinham muito acesso a informações. Atualmente, além de muito mais acesso à informação e aos canais de comercialização, há muito mais competição no mercado segurador, fazendo com que a oferta e a qualidade dos produtos se ampliassem substancialmente. “Com essa competição, as seguradoras passaram a oferecer seguros muito mais adequados às necessidades e ao bolso de cada um, aproximando ainda mais o seguro das nossas vidas”, afirmou.

Quando questionado por Mara Luquet sobre com quem o cidadão deve recorrer para avaliar a quais riscos está mais exposto e quais os cuidados necessários na hora da verdade, Marcio respondeu que um agente importantíssimo para instruir os clientes é o corretor de seguros, que é o profissional treinado e habilitado. E alertou para a necessidade de o cliente usar todas as informações à sua disposição. Além disso, destacou que é muito importante que o consumidor verifique se a seguradora escolhida é devidamente registrada na Susep, “pois há empresas que se apresentam como seguradoras e não são”.

Em caso de problemas com o seguro contratado, o Presidente da CNseg citou as agências reguladoras do setor, que são a Susep e, no caso da saúde suplementar, a ANS, “que têm toda a capacidade de orientar os consumidores e, se for o caso, penalizar as seguradoras”. Ele também lembrou a recente presença do Consumidor.gov.br, descrito como um ente nacional como porta de entrada para reclamações. “É importante reclamar, quando for o caso, pois isso ajuda a melhorar os serviços prestados”, citando a possibilidade, antes das reclamações, do recurso às ouvidorias das seguradoras, que são um meio de encurtar caminhos.

Um outro canal de acesso para os consumidores lembrado por ele é o do Fale Conosco do Portal da CNseg (cnseg.org.br) e o próprio portal, que contém uma grande quantidade de conteúdo, como os produtos disponíveis, o tamanho do mercado, os canais para se recorrer em caso de problemas, entre outras informações, sendo uma importante ferramenta auxiliar.

Já ao final do bate-papo, Mara citou a importância do seguro, não só para as pessoas, mas para a economia do país, e Marcio afirmou que esse setor é um dos maiores investidores institucionais do Brasil, pois o dinheiro dos consumidores, enquanto sob a guarda das seguradoras, é utilizado para financiar uma série de projetos para o país. Entretanto, ele disse que esse tema merece futura live pelo Instagram da CNseg.

Confira abaixo a íntegra da conversa do Presidente da CNseg com a jornalista Mara Luquet.

Fonte: CNseg.