Road show mostrou potencial das startups israelenses

Ferramentas tecnológicas poderosas para transformar e aumentar a eficiência operacional de uma indústria carregada de processos e documentação. Assim, cerca de 100 participantes do webinar “Conhecendo o ecossistema das insurtechs israelenses” puderam vislumbrar uma variedade de novas alternativas, ofertas e campos de atuação de negócios em seguros de 13 startups inovadoras.

Organizado pela Insurtech Brasil e Insurtech Israel, o evento ao vivo foi transmitido na última quinta-feira, 24 de junho, pela manhã no Brasil – e à tarde em Israel – por meio da plataforma Zoom. Coube a Samy Hazan, coordenador do Programa de Treinamento Internacional – Inovação em Seguros da Start-up Nation, Israel, oferecido pela ENS, e ao CEO da Insurtech Israel, Kobi Bendelak, a condução das atividades.

“Estamos muito felizes em reunir os dois ecossistemas e espero que deste encontro surjam ideias e insights que os unam e façam negócios juntos”, disse Samy.

Grande parte das insurtechs foram criadas recentemente e operam em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Em seus escopos, serviços baseados em inteligência artificial, big data, trabalho em nuvem e altíssima tecnologia aplicada a uma gama de indústrias, incluindo a securitária, a fim de ajudar as empresas a promover uma operação mais rápida e eficiente e também incluir socialmente pessoas que se encontram fora dos padrões convencionais do mercado de trabalho ou financeiro.

Análise de perfis e saúde por biometria facial via smartphone

É o caso da Facetrom, por exemplo, que oferece uma tecnologia inovadora de plataforma cruzada: a partir de uma única fotografia facial, o sistema pode analisar as características biométricas do rosto de uma pessoa para construir perfis precisos e detalhados sobre ela. A empresa acredita que 90% das pessoas que não possuem conta em banco são rejeitadas por empresas bancárias ou de seguros porque, tais empresas, não podem estimar o potencial de fraude iminente. O sistema da Facetrom pretende mudar esse cenário, devolvendo a possibilidade de negócios e promovendo igualdade entre os consumidores.

Sistema semelhante é o da Binah.ai, que fornece um aplicativo de monitoramento de saúde e bem-estar baseado em vídeo, que permite a qualquer pessoa medir os sinais vitais em tempo real, apenas olhando para a câmera de um smartphone.

Outro sistema inovador é o da empresa Emnotion. Há cinco anos, os fundadores decidiram resolver o problema central do monitoramento e previsão do clima: a complexidade. Eles criaram uma solução tecnológica simples que fornece, sob medida, previsões de curto, médio e longo prazo, de maneira global, para os riscos climáticos. O usuário final recebe alertas hiper locais para riscos específicos sob demanda e de acordo com sua atividade comercial.

Além destas insurtechs, particiram do road show as empresas Ifeel, Insurtix, Toonimo, BeyondMinds, Serenus AI, Lightico, Open Legacy, MediMe e Gefen Technologies.

Segunda edição em julho

Para os inovadores e espectadores que não puderam participar deste primeiro evento, um próximo encontro já está agendado para 7 de julho, às 11h (horário de Brasília). As inscrições podem ser feitas no endereço https://bit.ly/3p9yBg7.

Fonte: ENS.