27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2020, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais ocorridos no ambiente de trabalho, e entre 2007 e 2017 registrou 1.324.752 (um milhão, trezentos e vinte e quatro mil, setecentos e cinquenta e dois) casos de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, sendo: 703.193 acidentes de trabalho grave, 466.137 acidentes de trabalho por exposição a material biológico, e 50.841 intoxicações por exposição à substâncias químicas relacionadas ao trabalho. Casos de transtornos mentais (8.607), câncer ocupacional (1.233), pneumoconiose (3.810), dermatose ocupacional (6.554), perda auditiva induzida pelo ruído (6.645) e Lesão por Esforço Repetitivo – LER/Dort (77.732) também estão incluídos neste montante (Fonte: CEDOM – CNseg).

Prevenir acidentes no trabalho é um ato que deve ser instruído, praticado e renovado diariamente, com sinergia entre empresa e seus colaboradores. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras