Bônus é um atrativo para renovação do seguro auto

Deixar de ter um seguro de carro não é uma opção para quem já conta com o serviço. Na hora da renovação começa a busca para conseguir os melhores preços e economizar.

Uma das opções para não gastar muito é contar com o bônus do seguro auto. Há quem nem saiba de sua existência, porém, não é preciso pedir para ter esse benefício.

O que é o bônus do seguro auto?

Possivelmente já ouviu falar em programa de fidelidade. O bônus do seguro tem uma ideia parecida, oferecer vantagens para quem continua usando o serviço.

O bônus é uma pontuação que a pessoa acumula a partir do momento que começa a renovar o seguro. Ao contratar o serviço ela não possui nenhum ponto, mas, conforme renova a apólice soma pontos.

Esses pontos são usados pelas seguradoras para conceder descontos para seus clientes. Na apólice é possível identificar a classe atual que possui.

A classe de bônus do seguro

O bônus do seguro é dividido em classes, que variam de 0 a 10, ou seja, corresponde aos pontos acumulados.

Para ganhar pontos é simples. A cada renovação da apólice feita se soma um ponto. A renovação do seguro pode ser feita com a mesma seguradora ou com outra. É possível transferir a pontuação independentemente da empresa que prestará o serviço.

Os pontos também podem diminuir. A cada sinistro sofrido se perde um ponto. Além disso, se a renovação do seguro não for feita em um curto período, essa também reduz. A partir de 30 dias de espera se perde a pontuação e esse pode reduzir até que se perca ela por completo.

Vamos imaginar que a pessoa contratou um seguro de carro em janeiro de 2017. Desde então renovou todos os anos, agora em 2022 ela já teria 5 pontos. Porém, em 2019 sofreu um sinistro e acabou perdendo 1 ponto. Agora ela possui uma classe 4.

Isso quer dizer que quando for renovar o seguro, a seguradora levará em consideração a pontuação que ela tem no momento.

Se continuar com o seguro, em alguns anos atingirá a pontuação máxima. Logo terá os benefícios máximos disponibilizados para esse tipo de vantagem.

As vantagens em contar com o bônus do seguro auto

Mas, afinal, para que serve o bônus do seguro auto? Apenas para contar pontos?

O bônus é disponibilizado para indicar o grau de risco que a pessoa apresenta. Se tem uma classe elevada significa que pouco aciona o seguro, isso traz tranquilidade para as empresas que oferecem o serviço.

As seguradoras usam o bônus como uma forma de recompensar quem não aciona o seguro. Os pontos são convertidos em desconto, e quanto maiores eles forem, mais interessante fica o preço do seguro.

Outro ponto que não podemos esquecer é a possibilidade de levar os pontos de uma seguradora para outra. Se quiser contratar o seguro de outra empresa, pode aproveitar o bônus acumulado na anterior e assim garantir os melhores preços.

Podemos resumir que o bônus do seguro auto é uma forma de economizar no serviço com a vantagem de escolher a seguradora.

Qual o valor do seguro com o bônus?

Falar em valores sem uma cotação é um pouco complicado. Cada motorista possui um perfil e isso interfere nos valores.

Além disso, cada classe de bônus garante um desconto diferente nas seguradoras, essas podem definir como será a sua política. O mais comum é que o percentual varie de 5% a 50%.

Vamos supor que com a classe 2 o desconto é de 20%, com a classe 6 de 29%, classe 8 de 37% e classe 10 de 50%.

Quem deseja saber o preço do seguro do Onix e possui classe 10, terá um desconto que pode chegar a 50%.

Um homem, morador do Rio de Janeiro, paga em média R$ 3.006,60 pelo seguro do Onix ao ano. Se ele for aplicar o desconto concedido pelo bônus do seguro, esse valor seria reduzido para R$ 1.503,30.

Seria possível fazer uma boa economia apenas contando com a vantagem que foi acumulada por pelo menos 10 anos.

Essa mesma regra é aplicada para outros modelos de carros, assim como diferentes classes. Para conhecer o percentual de descontos é necessário questionar o corretor.

Um ponto de atenção é que mesmo que não se lembre de questionar sobre o bônus ele costuma ser disponibilizado. Ao pedir a cotação, a seguradora faz esse levantamento e envia a proposta com base nas informações atualizadas.

O bônus do seguro auto é um direito do segurado e que acaba se tornando um benefício para economizar.

(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros no SeguroAuto.org

Fonte: LegisCor