Hoje é Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela lei nº 7488 no ano de 1986 e desde então são feitas diversas campanhas para mostrar os danos que esse hábito traz para saúde. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) 10% dos fumantes reduzem em 20 anos a sua expectativa de vida, ou seja, menos tempo para fazer as coisas que deseja.

A boa notícia é que ao largar o cigarro o organismo, com o passar do tempo, vai se regenerando e ficando saudável novamente, porém o melhor é não desenvolver esse hábito. O uso do cigarro afeta o pulmão e praticamente todo o sistema do corpo causando envelhecimento da pele, enfraquecimento dos dentes e o aumento do risco de câncer em órgãos vitais. Além disso a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo.

Algumas pessoas acreditam que existe uma quantidade de consumo aceitável e menos prejudicial para a saúde, mas isso não é verdade. No cigarro encontra-se mais de 7 mil substâncias químicas, sendo que 250 podem ocasionar diversos tipos de doenças e mais de 60 tipos de câncer.

O tabagismo, assim como o alcoolismo, é um vício e por isso não é fácil abandoná-lo, entretanto, existem algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a largar o cigarro. Evite ficar perto de outros fumantes, crie hábitos saudáveis, tire o cigarro da sua rotina aos poucos, busque suporte na sua família e amigos e o, mais importante, não desista. A sua vida será muito melhor sem esse vício.

Fumante Passivo

Aqueles que convivem com fumantes também acabam com a saúde prejudicada. Após o cigarro ser acesso, uma parte da fumaça fica no ambiente e consequentemente afeta quem está em volta, o fumante passivo.

A fumaça inalada por essas pessoas possui basicamente as mesmas substâncias que o fumante colocou no seu organismo ao utilizar o cigarro, ou seja, mais de 4.700 substâncias tóxicas. Alguns dos efeitos imediatos nessa situação são irritação nos olhos, tosse, aumento de problemas alérgicos, aumento do número de infeções e elevação da pressão arterial. Na próxima vez que for acender um cigarro pense nas consequências que o tabagismo traz para a sua vida e para a vida de seus entes queridos.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por Luciano Vicente da Silveira.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras