Mitos sobre a doação de sangue
Encontramos mentiras sobre os mais diversos assuntos na internet e informações sobre a doação de sangue não é uma exceção. Pensando nisso separamos os mitos sobre esse tema, confira:
Doar sangue causa fraqueza (mito)
Após realizar a sua doação, o corpo repõe todo o sangue doado nas primeiras 24 horas. Além disso, a quantidade de sangue coletada baseia-se no peso e altura do doador.
Doar engrossa ou afina o sangue (mito)
O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma alteração no sangue, ou seja, não engrossa e nem afina.
Doar sangue pode acarretar em doenças (mito)
Todo o material utilizado para a coleta da doação é descartável, ou seja, não há contato com sangue de outra pessoa.
Quem teve dengue nunca mais pode doar sangue (mito)
O organismo cria anticorpos contra as infecções virais e por isso o vírus é neutralizado. Existe a necessidade de um período de quarentena de seis meses entre a infecção e liberação da doação.
Só se pode doar sangue a cada seis meses (mito)
O Ministério da Saúde recomenda um intervalo entre as doações de 90 dias para mulheres e 60 para os homens.
O SindsegSC está na sua terceira edição da Campanha Doação de Sangue intitulada “ Um Pic de Amor não dói” que objetiva incentivar cada vez mais pessoas a serem os heróis de alguém através da doação de sangue. Além disso para cada doação comprovada durante o período da campanha, a entidade irá doar uma cesta básica a um lar de idosos da região identificado pelo GT Regional.
Sobre o SindsegSC
O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para gestão 2022/2025 é presidido por Luciano Vicente da Silveira.
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras