Village Capital, com o apoio da MetLife Foundation, seleciona oito startups latino-americanas

Village Capital selecionou as oito startups que farão parte do programa de aceleração ‘ADAPT: Inovação Social para um Futuro mais Resiliente na América Latina’ para escalar suas soluções nas áreas de mudanças climáticas, saúde e mobilidade econômica. O ADAPT, lançado com o apoio da MetLife Foundation, é um programa acelerador que opera nos Estados Unidos e na América Latina.

O programa de aceleração ADAPT é impulsionado pelo foco em questões transversais ou interseccionais que afetam diretamente a capacidade de um indivíduo ou comunidade de alcançar resiliência e se adaptar aos desafios ambientais, sociais e econômicos contínuos.

A chamada foi focada no apoio a startups que atuam na resiliência da comunidade, incluindo a preparação para desastres naturais, preparação financeira e oportunidade econômica; e resiliência individual, incluindo saúde e bem-estar, trabalho e aprendizagem, e saúde financeira. Mais de 120 startups de 17 países da América Latina e Caribe se inscreveram para fazer parte da aceleradora.

O grupo final é composto pelas oito melhores startups de quatro países: Brasil, Chile, Guatemala e México, e 50% delas têm uma mulher como fundadora ou CEO. São elas:

AInwater (Santiago, Chile) é uma plataforma que combina inteligência artificial com engenharia para controlar e otimizar o consumo de energia durante o tratamento de efluentes.

Reciclapp (Santiago, Chile) opera uma plataforma que facilita o processo de reciclagem e promove a inclusão entre empresas, usuários e catadores.

Isana Health Tech (Guanajuato, México) é uma farmácia digital que oferece preços mais baixos do que as farmácias regulares e uma API para integrar os clientes à sua clínica digital ou física.

CITRUS (Querétaro, México) vende usinas de geração solar e oferece ‘Heat as a service’ onde os clientes pagam pela energia que consomem.

Aquaservex (Santiago, Chile) oferece tecnologia que ajuda os edifícios a economizarem água que normalmente é desperdiçada pelas redes internas.

Rokin (Santiago, Chile) trabalha com empresas para melhorar a saúde financeira de seus funcionários, oferecendo uma plataforma onde os usuários podem poupar e investir seu dinheiro em instrumentos seguros e de baixo risco, promovendo a educação financeira por meio da gamificação.

Tu Consejería (Cidade de Guatemala, Guatemala) oferece uma ferramenta de comunicação acessível que inclui chat e vídeo, o que permite que comunidades carentes tenham acesso a apoio psicológico de profissionais de saúde mental.

WeConnecta (Porto Alegre, Brasil) oferece uma plataforma digital de saúde com foco na saúde preventiva, promovendo o rastreamento e o diagnóstico precoce de doenças crônicas não transmissíveis entre seus usuários.

De outubro a dezembro de 2022, as startups selecionadas participarão de quatro workshops on-line e receberão orientação de colaboradores da MetLife, potenciais parceiros estratégicos, investidores, clientes e outros fundadores da América Latina e dos Estados Unidos. Além disso, os empreendedores realizarão sessões individuais com um analista de investimento para feedback e apoio.

As duas empresas mais bem classificadas por seus pares receberão uma doação da MetLife Foundation de US$ 20 mil para serem investidos em suas operações locais.

Fonte: Sonho Seguro