Diga sim à Saúde e não ao cigarro


Considerada uma doença crônica, o tabagismo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) causa 443 mortes por dia no Brasil, sendo que podem ser facilmente evitadas. Desde a lei n° 7488, o dia 29 de agosto é considerado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

As substâncias que se encontram no cigarro são extremamente nocivas para o organismo. Para se ter uma ideia, os fumantes podem desenvolver 50 tipos de doenças diferentes. Entre elas estão: hipertensão, infarto, derrame, câncer de pulmão, doença de boca, bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Além disso, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) 10% dos fumantes reduzem em 20 anos a sua expectativa de vida, ou seja, o uso do cigarro não compensa.

Entretanto, esse problema tem solução. Com o abandono do cigarro, o organismo volta a ser saudável novamente. Em apenas 20 minutos, a frequência cardíaca caí. Após 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Para largar esse vício, o primeiro passo é procurar um profissional da saúde para que o melhor tratamento seja definido de acordo com a especificidade do paciente. Este profissional irá ajudar com técnicas de relaxamento e passar maneiras de não cair na tentação. É válido pontuar que é essencial que o paciente tenha paciência pois a vontade de fumar não vai sumir imediatamente.

Fumante Passivo

As pessoas que convivem ou possuem contato com fumantes também podem ter a sua saúde prejudicada. Uma vez aceso o cigarro, as pessoas que estão no mesmo ambiente acabam inalando a fumaça e sofrendo efeitos imediatos como irritação nos olhos, tosse e manifestações nasais.

A fumaça produzida pelo cigarro é composta por basicamente as mesmas substâncias que o fumante está colocando no seu organismo, ou seja, mais de 4.700 substâncias tóxicas. Quando for acender um cigarro perto de alguém lembre-se de toda as consequências que isso traz para o seu bem-estar e do próximo.

O SindsegSC registra Diga sim à Saúde e não ao cigarro!

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O SindsegSC é presidido por João Amato para Gestão 2022/2025.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras