Dicas - Primeiros passos no mercado de trabalho

Primeiros passos no mercado de trabalho

Em busca de uma boa colocação

Elaborando um currículo

Você é competente. Talvez não brilhante. Mas sabe que é competente. É esperto, esforçado, comunicativo, bem-humorado. E preparou-se cuidadosamente para a vaga que está pleiteando. Não só isso. É também um profissional antenado com todo tipo de tendências sem embarcar em modismos. Tem boa aparência e procura estar sempre de bem com a vida. Ótimo. Tudo isso deveria ser meio caminho andado para se colocar bem no mercado de trabalho. Porém antes de literalmente sair a campo, é imprescindível a boa elaboração do seu currículo. É ele que, no frigir dos ovos, vai falar antes de você ? sobre suas qualidades, defeitos e aspirações profissionais. Não se trata de descrever aqui nenhum de modelo de currículo, pois cada caso é muito específico. Mas há algumas dicas para deixá-lo mais elegante e aumentar suas possibilidades de sucesso:

• O currículo deve ser sempre assinado e datado à mão. Não distribua currículos com datas antigas, pois causam má impressão. O ideal é que a data não passe de uma semana, quinze dias no máximo.
  • Nunca escreva um currículo à mão, O correto é a impressão pelo computador.
  • Não entregue folhas soltas. Use sempre um envelope ou uma pasta para dar um aspecto mais organizado e profissional.
  • Procure resumir. Currículos com mais de três páginas têm uma boa chance de ir para o lixo antes de serem lidos.
  • Fuja dos papéis extravagantes. Se não quiser usar o clássico sulfite branco, chegue, no máximo, a um canson creme ou gelo. Um papel muito chamativo desvia a atenção, além de ser de gosto duvidoso.
  • Ao primeiro erro de português ou de digitação, seu currículo será sumariamente desconsiderado. Se alguém não tem paciência (ou capacidade) de revisar corretamente duas páginas, não merece a vaga que pleiteia.
  • Por internet ? OK, mas para a área de recursos humanos e não para o diretor. Eventualmente, informe-se e envie para o gerente responsável.

Primeira entrevista

Parabéns! Seu currículo destacou-se dos demais e agora eles querem conhecê-lo pessoalmente. Mas não cante vitória antes do tempo, pois vários detalhes ainda o separam da tão sonhada colocação. Certamente você está bem preparado para exercer a função que está pleiteando. Ainda assim, é bom tomar algumas precauções, porque não será apenas a sua capacidade de trabalho que será avaliada.

Cada vez mais, as empresas procuram funcionários que não sejam apenas eficientes, mas também capazes de desenvolver um bom relacionamento com os colegas, que colaborem para um ambiente de trabalho tranquilo. É aí que entra a etiqueta, e pode estar certo de que o selecionador estará atento ao seu comportamento.

Referências: Negócios, negócios, etiqueta faz parte; Claudia Matarazzo - Editora Melhoramentos Ltda (2003) São Paulo/SP