Projeto
Objetivo: O projeto “Página Virada – Vire mais ecológico” tem por objetivo estabelecer métodos para a redução do uso e do consumo de papel. Na sede da entidade, já praticado, o projeto visa a redução do consumo de folhas A4, reutilizando o mesmo (verso) para atividades internas. Uma atitude de forma consciente e sustentável.
Apresentação: A redução do consumo de papel pode se dar em diversas atividades. Como por exemplo:
Redução
- Imprimir frente e verso;
- Imprimir e copiar apenas a quantidade necessária;
- Evitar espaços ociosos no texto;
- Fazer as correções no computador;
- Utilizar o e-mail para comunicações internas e externas;
- Fazer gravação de documentos/cópias (para arquivo online);
- Disponibilizar textos via rede/internet.
Reutilização
- A reutilização das folhas que possuem o seu verso em branco;
- A utilização de fotocopias em frente e verso;
- Usar sempre o verso das folhas para rascunho ou para confecção de blocos de anotações.
Justificativa: O papel e o papelão são os resíduos que mais se encontram nos lixos. No entanto, um fator importante é que 90% dos lixos produzidos nos escritórios compõe-se exclusivamente de papel, o qual poderá ser totalmente reciclável. Aplicar a teoria dos 3Rs – Reduzir, Reaproveitar e Reciclar, é uma das maneiras encontradas para diminuir a quantidade de papel. Os problemas gerados pelo papel infelizmente não param com a sua produção, pois estão relacionados diretamente ao consumismo.
Ações concretas: Para a pratica deste projeto, é necessário que todos os envolvidos com a entidade passem a adotar no seu dia a dia os métodos simples a seguir:
- Toda vez que for imprimir ou copiar algum documento, devesse adotar a opção frente e verso, assim o consumo de papeis para impressões e cópias serão reduzidas para metade.
- Antes de utilizar a impressora, verificar se ha a real necessidade de imprimir o respectivo documento, evitando assim o desperdício.
- Adotar sistemas que facilitem a economia do papel ao imprimir documentos (tipo de letra, modo de impressão e demais meios).
- Em vez de imprimir documentos para serem guardados, salva-los. Os documentos serão guardados em arquivos online.
- Textos com grandes espaços entre linhas e parágrafos requerem mais páginas de impressão, gastando assim mais papel. Evite os espaços ociosos nos textos.
- Importante, antes de imprimir seus textos, verificá-los atentamente para que não necessite de novas correções.
- Para comunicação de atividade de rotina (externas ou internas) optar sempre pelo meio eletrônico.
Campanha de conscientização: Os métodos citados deverão ser adotados e praticados pelos profissionais envolvidos nas atividades do SindsegSC (publico geral). É imprescindível a conscientização e o incentivo dessas pessoas. Para conscientização a entidade utiliza peças publicitárias :
- E-mail Marketing
- Cartazes
- Banner Web
- Portal de informações (noticias e divulgação do projeto)
- Noticias em Newsletter
- Apresentações do projeto em reuniões de comissões e grupos de trabalho.
Para consecução do projeto PÁGINA VIRADA: VIRE MAIS ECOLÓGICO é imprescindível a disposição dos envolvidos em mudar suas praticas habituais no dia a dia e principalmente no trabalho.