Notícia
O dia 5 de setembro foi a data escolhida para conscientizar e proporcionar informação sobre a mucoviscidose, mais conhecida como Fibrose Cística ou Doença do Beijo Salgado. O Dia Nacional de Divulgação da Fibrose Cística também busca esclarecer às pessoas da importância de seu diagnóstico.
A Fibrose Cística é uma doença genética que não possui cura, que é transmitida hereditariamente e que causa o corpo a produzir secreções (muco) grossas e pegajosas, que prejudica o bom funcionamento dos órgãos.
Seus principais sintomas são tosse crônica, transpiração abundante com o suor excessivamente salgado, obstrução intestinal já nas primeiras horas de vida, diarreia crônica, deformidade nos dedos e nas unhas, sinusite ou pólipos nasais.
As formas de diagnóstico são o teste do pezinho, teste de suor, análise de fezes e DNA. É importante que seja feito o diagnóstico precoce que ajudará na adaptação da doença para a criança e os familiares.
No Estado de Santa Catarina, a entidade responsável é a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico – ACAM, que tem o objetivo de proporcionar o melhor tratamento possível aos portadores da doença.
Para saber mais informações sobre a Fibrose Cística acesse aqui o Portal da ACAM.
*Com informações do Portal ACAM.
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras