Conheça algumas práticas para evitar colisões

A Semana Nacional do Trânsito trouxe um tema diferenciado e criativo para o ano de 2015, que é “Seja você a mudança no trânsito”. Assumir a responsabilidade por seus atos ao dirigir é o que propõe essa semana, com ideias que representam os primeiros passos rumo a um trânsito a favor da vida.

Compartilhando dos mesmos ideais de segurança, o SindsegSC sempre trabalhou campanhas voltadas para o tema,  alertando sobre os perigos da má conduta no trânsito.

Nesse ano os principais programas desenvolvidos pelo SindsegSC foram a Campanha VIVA, encerrada no primeiro semestre desse ano e o Brinde a Segurança, que transmite a mensagem de que álcool e direção não combinam, e o projeto Trânsito Feliz e o Bê-a-Bá da Prevenção, com crianças de 6 a 12 anos.

Preocupados com a prevenção de acidentes, reunimos aqui uma série de dicas sobre como preveni-los, principalmente em casos de colisão. Confira abaixo:

• Primeiramente esteja atento, sempre observe os sinais do veículo da frente.

• Não se distraia. Se você costuma usar o celular enquanto dirige pode perder situações que necessitam de manobras bruscas, causando acidentes por falta de atenção. Segundo Observatório Nacional de Segurança Viária, checar mensagens enquanto transita aumenta em 400% as chances de acidentes.

• Mantenha distância do veículo a sua frente, principalmente em condições de chuva. Em situações de perigo, pise no freio aos poucos e evite parar bruscamente. Isso dará tempo para o motorista que vem atrás.

•  Para evitar colisões de frentes, que é o tipo mais perigoso, não faça  ultrapassagens perigosas, em locais proibidos pela sinalização ou de pouca visibilidade.

• Tome extremo cuidado com as curvas, pois há diversos fatores que podem fazer o condutor sair da pista, como a velocidade excessiva, condições da estrada e do veículo. Sempre reduza a velocidade e mantenha a cautela.

• Em cruzamentos, realize a manobra com calma, respeitando a sinalização de trânsito. A maioria desses acidentes acontecem por negligência do motorista, que não observa o semáforo ou não dá a preferência de local.

Essas são algumas das dicas para evitar colisões e dirigir de forma segura, lembrando que há diversos outros fatores a serem respeitados.

Seja um motorista consciente, jogue pelo time da vida! A brincadeira faz parte da vida, mas do trânsito, não!

Acesse também a Lei Seca, campanha divulgada entre os Grupos de Trabalho e Comissões Técnicas  do SindsegSC.

SindsegSC – Sindicato das Seguradoras

Últimas notícias: Inscreva-se na Palestra de Samy Hazan e descubra “cinco estratégias para sua corretora crescer sem parar”
                           Cenário atual do Brasil fortalece o compliance nas empresas​
                           Extensões focam relacionamento com cliente