Sindseg SC

Palestra do SindsegSC trata sobre ética, valores e escolhas no trânsito

08/05/2018


Palestra com Rafael Melati

Na noite de 7 de maio o SindsegSC propôs uma reflexão para a sociedade blumenauense e profissionais do mercado de seguros, a de repensar as atitudes e más condutas ao transitar.  A pergunta “o que é ser ético no trânsito?" pautou a palestra realizada pelo profissional da Polícia Rodoviária Federal, Rafael Melati no Hotel Himmelblau.


Cerimonialista Décio Isleb

Com a presença de mais de 110 participantes entre corretores de seguros, profissionais de seguradoras, integrantes de entidades de segurança, do Movimento Maio Amarelo e sociedade, o evento teve início com o cerimonial realizado pelo integrante do Grupo de Trabalho Blumenau - Automóveis, Décio Isleb. O profissional iniciou agradecendo às autoridades presentes e deu sequência convidando o coordenador do Movimento Maio Amarelo, Fábio Campos, para discurso estadual.


Coordenador Movimento Maio Amarelo Fábio Campos

Campos destacou a referência da cidade de Blumenau nas ações do Movimento Maio Amarelo, a importância da união entre poder público, poder privado e da sociedade para mudanças efetivas no trânsito, e enfatizou principalmente o que cada um pode contribuir para um trânsito mais humano:

O que eu como Fábio, como cidadão, estou fazendo para um trânsito melhor? E a proposta esse ano é essa, ‘Nós somos o trânsito’. Eu e todos vocês, somos responsáveis por um trânsito melhor”.

Também enfatizou que as ações de prevenção do Maio Amarelo devem ser praticadas durante o ano inteiro, e  destacou as palavras utilizadas pelo profissional Rafael Melati em suas palestras:

“Vou remeter ao que ele falou na frase da Cora Coralina ‘Feliz aquele que ensina o que sabe, e aprende o que ensina’. Então acho que todos nós um dia já fomos imprudentes, reconhecemos que isso é perigoso, aprendemos, praticamos e mudamos. Acho que essa é a ideia do Movimento Maio Amarelo”, finalizou Campos.


Diretor Diego Gassenferth

Em seguida, foi realizado o discurso do diretor Diego Gassenferth, que em nome da diretoria agradeceu às entidades Escola Nacional de Seguros, SINCOR-SC e à Polícia Rodoviária Federal pelo apoio na realização do evento. Também evidenciou a importância de uma conduta correta para a segurança no trânsito:

“O trânsito é feito de pessoas, e é por isso que o tema de 2018 é tão marcante, ‘Nós somos o trânsito’. E se o trânsito não é seguro, se cerca de 90% dos acidentes tem como causa a imprudência humana, a quem cabe promover esta transformação? Novamente, a resposta é nós”.

Em seguida deu-se início a palestra “Ética do Condutor no Trânsito – Comportamento e Conduta” com uma meditação com os participantes, em que todos fecharam os olhos e pensaram no trajeto que fizeram no trânsito até chegar ao evento. Em seguida, o palestrante pediu para cada um refletir nas atitudes que tomou, e o que faria diferente para garantir sua segurança.

O evento teve como objetivo principal propiciar uma autotransformação do comportamento e conduta no trânsito e propor uma reflexão sobre os hábitos de ir e vir dos participantes. Melati destacou as condutas de ser mais gentil, honesto, responsável, prudente e humano, e como o “ser ético” se concretiza em uma consciência de longo prazo necessária, e beneficiária a todos.

O palestrante também demonstrou vídeos e realizou dinâmicas para apresentar como os acidentes de trânsito possuem um impacto profundo na vida das pessoas e como um comportamento correto faz a diferença no dia a dia, por mais pequeno que seja.


Dinâmica realizada com participantes

Ao final de sua apresentação, Melati tratou do compromisso para uma mudança de atitude e hábitos:

“Como temos coragem de assumir essa verdade, essas posturas éticas cada vez mais, essa transformação se torna maior e mais forte, não só na gente, como ao nosso redor. Então para isso, deixo o convite a todos para assumirmos juntos esse compromisso para fazer essa transformação, curando primeiro a si mesmo para conseguirmos curar o trânsito e ter um trânsito seguro”, encerrou o palestrante.


Cerimonialista, Décio Isleb, Palestrante Rafael Melati e Diretor Diego Gassenferth

O evento foi uma atividade do calendário de ações do Movimento Maio Amarelo de Blumenau, e o registro já está no portal da entidade. Acesse a Galeria de Fotos e confira os momentos especiais da palestra.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras 

Notícias relacionadas:

Palestra do SindsegSC em Blumenau demonstra técnicas para qualidade na prestação de serviço
Sindicato das Seguradoras realiza painel sobre conscientização no trânsito em Blumenau
SindsegSC apoia Movimento Maio Amarelo 2018


 

 

 

Aniversariantes Ver todos

SindsegSC - Rua XV de Novembro, 550 - Sala 1001 - CEP 89010-901 - Blumenau/SC - (47) 3322-6067 - Fale conosco
W2O Softwares para Internet

Melhore sua experiência de navegação:

O navegador que você está usando é ultrapassado e pode estar colocando seu computador em risco!
Recomendamos que você atualize seu navegador ou faça o download de navegadores modernos como os listados abaixo: você vai sentir a diferença!

Fechar Aviso