Palestra do SindsegSC trata sobre ética, valores e escolhas no trânsito

08/05/2018

Palestra com Rafael Melati

Na noite de 7 de maio o SindsegSC propôs uma reflexão para a sociedade blumenauense e profissionais do mercado de seguros, a de repensar as atitudes e más condutas ao transitar.  A pergunta “o que é ser ético no trânsito?" pautou a palestra realizada pelo profissional da Polícia Rodoviária Federal, Rafael Melati no Hotel Himmelblau.

Cerimonialista Décio Isleb

Com a presença de mais de 110 participantes entre corretores de seguros, profissionais de seguradoras, integrantes de entidades de segurança, do Movimento Maio Amarelo e sociedade, o evento teve início com o cerimonial realizado pelo integrante do Grupo de Trabalho Blumenau - Automóveis, Décio Isleb. O profissional iniciou agradecendo às autoridades presentes e deu sequência convidando o coordenador do Movimento Maio Amarelo, Fábio Campos, para discurso estadual.

Coordenador Movimento Maio Amarelo Fábio Campos

Campos destacou a referência da cidade de Blumenau nas ações do Movimento Maio Amarelo, a importância da união entre poder público, poder privado e da sociedade para mudanças efetivas no trânsito, e enfatizou principalmente o que cada um pode contribuir para um trânsito mais humano:

O que eu como Fábio, como cidadão, estou fazendo para um trânsito melhor? E a proposta esse ano é essa, ‘Nós somos o trânsito’. Eu e todos vocês, somos responsáveis por um trânsito melhor”.

Também enfatizou que as ações de prevenção do Maio Amarelo devem ser praticadas durante o ano inteiro, e  destacou as palavras utilizadas pelo profissional Rafael Melati em suas palestras:

“Vou remeter ao que ele falou na frase da Cora Coralina ‘Feliz aquele que ensina o que sabe, e aprende o que ensina’. Então acho que todos nós um dia já fomos imprudentes, reconhecemos que isso é perigoso, aprendemos, praticamos e mudamos. Acho que essa é a ideia do Movimento Maio Amarelo”, finalizou Campos.

Diretor Diego Gassenferth

Em seguida, foi realizado o discurso do diretor Diego Gassenferth, que em nome da diretoria agradeceu às entidades Escola Nacional de Seguros, SINCOR-SC e à Polícia Rodoviária Federal pelo apoio na realização do evento. Também evidenciou a importância de uma conduta correta para a segurança no trânsito:

“O trânsito é feito de pessoas, e é por isso que o tema de 2018 é tão marcante, ‘Nós somos o trânsito’. E se o trânsito não é seguro, se cerca de 90% dos acidentes tem como causa a imprudência humana, a quem cabe promover esta transformação? Novamente, a resposta é nós”.

Em seguida deu-se início a palestra “Ética do Condutor no Trânsito – Comportamento e Conduta” com uma meditação com os participantes, em que todos fecharam os olhos e pensaram no trajeto que fizeram no trânsito até chegar ao evento. Em seguida, o palestrante pediu para cada um refletir nas atitudes que tomou, e o que faria diferente para garantir sua segurança.

O evento teve como objetivo principal propiciar uma autotransformação do comportamento e conduta no trânsito e propor uma reflexão sobre os hábitos de ir e vir dos participantes. Melati destacou as condutas de ser mais gentil, honesto, responsável, prudente e humano, e como o “ser ético” se concretiza em uma consciência de longo prazo necessária, e beneficiária a todos.

O palestrante também demonstrou vídeos e realizou dinâmicas para apresentar como os acidentes de trânsito possuem um impacto profundo na vida das pessoas e como um comportamento correto faz a diferença no dia a dia, por mais pequeno que seja.

Dinâmica realizada com participantes

Ao final de sua apresentação, Melati tratou do compromisso para uma mudança de atitude e hábitos:

“Como temos coragem de assumir essa verdade, essas posturas éticas cada vez mais, essa transformação se torna maior e mais forte, não só na gente, como ao nosso redor. Então para isso, deixo o convite a todos para assumirmos juntos esse compromisso para fazer essa transformação, curando primeiro a si mesmo para conseguirmos curar o trânsito e ter um trânsito seguro”, encerrou o palestrante.

Cerimonialista, Décio Isleb, Palestrante Rafael Melati e Diretor Diego Gassenferth

O evento foi uma atividade do calendário de ações do Movimento Maio Amarelo de Blumenau, e o registro já está no portal da entidade. Acesse a Galeria de Fotos e confira os momentos especiais da palestra.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras