Resultado da Enquete sobre Sustentabilidade

O SindsegSC lançou em seu Portal no mês de julho uma enquete para  saber se os leitores do site costumam tomar medidas de economia de água. Diante das diversas catástrofes naturais que enfrentamos atualmente a escassez de água é um dos fatores mais preocupantes, e por isso é que precisamos mudar de hábitos. Encerrada no mês de novembro a enquete sustentável demonstrou resultados positivos.

Cerca de 84.62% dos que votaram responderam que tomam medidas de economia em suas casas ou apartamentos. E 15.38% responderam que não tomam nenhuma medida.

O SindsegSC tem em seu plano de ações o foco sustentável, seja em grandes ou pequenas atitudes que fazem diferença nos detalhes, como é o caso das campanhas desenvolvidas pela entidade, como a Caneca do Bem e o Página Virada, acesse aqui para conhece-los.

Com a água não é diferente, devemos sempre buscar formas de economizar e reaproveitar o seu uso. Com base em informações lançadas no Manual de Etiqueta 2015 do site Planeta Sustentável, o SindsegSC compilou abaixo algumas dicas importantes:

  • Utilize a água da chuva para atividades como: lavar quintal, regar plantas e dar descarga no banheiro. Se for captar água das calhas, evite utilizar os primeiros litros, pois podem conter resíduos.
  • A água da lavadora de roupas pode ser utilizada para a descarga da privada. A água do último ciclo de lavagem também pode ser reaproveitada em uma nova leva de roupas.
  • Você sabia que é possível lavar o carro com apenas um copo de água? Tudo o que você precisa é de um borrifador, produto de limpeza para carro e de panos de microfibra.
  • Passar regularmente um pano umedecido na casa ajuda a manter tudo limpo sem a necessidade de usar muita água.
  • Cubra a piscina quando não está sendo usada, isso reduz 90% da evaporação.
  • Preste atenção no estado do seu sistema de encanamento, principalmente se ele é antigo e apresenta sinas de infiltração. Um furo de 2mm, por exemplo, pode desperdiçar até 96 mil litros por mês.
  • A utilização de produtos de limpeza que fazem menos espuma (sem fosfato) e os  concentrados demandam menos água e geram menos resíduos.
  •  Você também pode economizar água na cozinha. Quanto menos resíduos na louça suja, menos água será usada. Procure tirar os restos de comida com um guardanapo, ou pedaço de pão.
  • Experimente assar os seus alimentos no vapor. Além de poupar água essa prática preserva os nutrientes dos alimentos.
  • Em condomínios participe das reuniões para resolver a questão da água (e outros assuntos) em conjunto e respeite  as decisões tomadas.

A água que utilizamos está em toda parte, por isso, além de economizar em seu consumo é preciso controlar o gasto de energia, o desperdício de produtos e alimentos também. Seja consciente, desempenhe o seu papel e ajude a compartilhar essa informação do bem.

Confira também a nova enquete no Portal SindsegSC, que trata sobre a solidariedade.

Fontes consultadas nas dicas: Planeta Sustentável

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras

Últimas notícias: Eu Sou Vida - Novembro Azul
                           Acidentes de trânsito podem acontecer com qualquer um de nós. Viver é a melhor escolha!
                           CNseg anuncia os 15 projetos finalistas do Prêmio de Inovação em Seguros