Criciúma começa atividades do Outubro Rosa

O mês que marca em todo o país a intensificação da prevenção ao câncer de mama começa nesta quinta-feira (1º) e Criciúma prepara uma programação marcante para chamar a atenção da população sobre o tema.

“A conscientização é, muitas vezes, a melhor arma no combate à maioria das doenças e não é diferente com o câncer de mama. 

Se a mulher tomar a iniciativa de fazer o exame, ela aumenta consideravelmente as chances de cura em um possível tratamento, pois descobrir a doença no início faz toda a diferença. E esse mês, seguindo a tendência nacional, Criciúma vai, mais uma vez, intensificar as ações em alusão a esse tema”, comenta o secretário de Saúde, Paulo Conti.

Palestras, panfletagem e oferta de exames são algumas das ações previstas para ocorrer este mês. “Teremos atividades nos bairros, nos terminais de ônibus, nas universidades, na praça central e em outros locais. O objetivo é abranger o maior número possível de pessoas e propagar a mensagem da conscientização e da prevenção. Para isso, contamos com o apoio de algumas entidades parceiras”, comenta a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Letícia Vieira.

No dia 17 de outubro, um sábado, “Dia D” da campanha, todas as unidades de saúde estarão abertas, das 13h às 17h, para receber a população para a realização da coleta do preventivo e marcação de mamografias para mulheres acima dos 50 anos de idade. Nesse mesmo dia será realizada uma caminhada, iniciando na Igreja Assembléia de Deus, no Centro, e com término no Parque das Nações Cincinato Naspolini, também com o intuito de chamar atenção para o tema.

Outro ponto alto da campanha será o 1º Fórum Perinatal pela Humanização do Parto e Nascimento, marcado para o dia 26, no Teatro Elias Angeloni. Profissionais da área, funcionários da Saúde e população farão uma intensa troca de ideias e informações sobre o tema. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre as técnicas mais modernas de parto que existem hoje na medicina.

Fonte: Santa Catarina 24h

Últimas notícias: Seis cidades têm oferta de workshops
                           Estações para viver: Feliz Dia do Idoso!​
                           Eu Sou Vida: a importância da mulher se cuidar