Confiança do consumidor diminui em março

O nível de confiança do consumidor apresentou diminuiu em março, porque uma melhor avaliação da situação atual foi prejudicada pela piora das expectativas. Com isso, o índice de confiança caiu 2%, aos 120,1 pontos, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV)."As avaliações sobre o momento atual pelo segundo mês consecutivo pouco se alteraram, mas as expectativas em relação aos meses seguintes tornaram-se menos otimistas", informa a FGV em nota. O componente de situação atual avançou 0,2 %, atingindo 145,0 pontos, enquanto o de expectativas (IE) declinou 3,8%, aos 106,8 pontos, abaixo da média histórica de 107,8 pontos. "A maior contribuição para a queda do índice de confiança em março de 2011 foi dada pelo quesito que mede o grau de otimismo com a evolução da situação econômica geral nos seis meses seguintes", acrescentou a FGV. A proporção dos consumidores que estimam melhora caiu de 30,9% em fevereiro para 29,2% em março. A pesquisa foi feita com mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras entre 28 de fevereiro e 23 de março.

Fonte: Portal Viver Seguro