Fides vai subvencionar projeto de microsseguro no Brasil

As seguradoras brasileiras poderão participar da seleção promovida em seis países pela Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Multilateral de Investimento (Fomin), para a execução de projetos pilotos de microsseguros. Brasil, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Venezuela são os países que receberão subvenção para levar à frente experiências em prol do desenvolvimento do microsseguro na América Latina e Caribe, dada a percepção do importante papel do seguro na ajuda às populações de baixa renda, mais vulneráveis aos riscos, devido à baixa capacidade de resposta a eventos fortuitos.

Tendo em vista que o microsseguro é uma ferramenta de mitigação de risco, de integração financeira e de inclusão social, a Fides planeja escolher 10 projetos, acenando com uma subvenção de US$ 100 mil para cada um deles, com a contrapartida no mesmo valor da seguradora que tiver o programa selecionado. Os interessados têm até o dia 30 de setembro para apresentação do projeto piloto.

Entre as exigências, as companhias interessadas em participar deverão ser afiliada de uma associação integrante da Fides. Para proporcionar maior transparência ao processo de seleção dos projetos, as seguradoras deverão preencher um formulário eletrônico disponível no site da Fides, http://www.fideseguros.com. No caso de candidatos que tiverem dificuldade com o aplicativo online ou não tiverem acesso à internet, ele devem entrar em contato pelo e-mail pruiz@fideseguros.com (Sr. Pablo Ruiz) ou pelo telefone + 52 52 5480 0646 Ramal 601 antes do prazo limite. Para evitar complicações de última hora, a Fides aconselha os interessados a concluir sua proposta o mais brevemente possível.

Foi criado um comitê de seleção para analisar e selecionar os melhores projetos, composto pelas seguintes instituições: OIT (duas pessoas), BID FOMIN (duas pessoas) e Fundación Mapfre (dois consultores independentes). Tal comitê escolherá projetos que possam ser replicáveis e sustentáveis financeiramente, permitindo uma rápida expansão do microsseguro na região.

Fonte: Portal Viver Seguro