Allianz premia seguros e sustentabilidade

Durante a cerimônia de premiação realizada na Estação São Paulo, foram revelados os nove vencedores do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. Em sua quinta edição, o concurso contou com 1.261 inscrições abrangendo dois temas: Seguros e o Especial de Sustentabilidade - Mudanças Ambientais, sendo oito subcategorias e a nova Categoria Especial Comunicação Corporativa.

Jornalistas provenientes das cinco regiões do país, em 13 estados brasileiros e 51 cidades se inscreveram no prêmio. As reportagens foram julgadas por dois comitês independentes: o primeiro de Seleção e Julgamento, formado por 20 jurados, e o segundo de Premiação, com 11 jurados.

Ambos os júris foram compostos por jornalistas experientes, pesquisadores de instituições como INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e USP, ONGs como o WWF e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), professores universitários e profissionais especializados nos temas do concurso. Não houve nenhum envolvimento da Allianz Seguros em todo esse processo.

O prêmio foi lançado pela Allianz Seguros em 2007 para valorizar o trabalho da imprensa na cobertura do setor de seguros e, já no ano seguinte, foi incluso o especial de sustentabilidade, com foco em clima e meio ambiente. "É gratificante ver como nesse período o prêmio ganhou abrangência nacional. Dos 45 finalistas, 22 são de outros estados. Esse é um dos nossos objetivos, promover o seguro e a sustentabilidade em todo o Brasil", disse Max Thiermann, presidente da Allianz Seguros.

Nesta 5ª edição, houve a criação de um sistema de inscrições on-line. A nova ferramenta contou com a adesão de mais de 60% dos inscritos, o que possibilitou eliminar as 17 mil cópias produzidas em 2010. Outra novidade foi o ingresso da subcategoria de Mídia On-line, tanto em Seguros como em Sustentabilidade - Mudanças Ambientais e, nesse último tema, da Categoria Especial de Comunicação Corporativa. O vencedor dessa categoria, contemplado com Menção Honrosa, foi o jornalista Bruno Meirelles, com a matéria "Flex de peso", publicada na Revista VidaBosch.

O jornal O Estado de S.Paulo e a revista Meio Ambiente Industrial também receberam menções honrosas por terem sido os veículos que mais deram espaço a notícias de Seguros, somente considerando as matérias inscritas na subcategoria Mídia Impressa Nacional e Regional. O Estadão concedeu 6.228,25 cm/col a matérias sobre o mercado segurador e a Meio Ambiente Industrial 7.350 cm/col.

Eis a relação dos vencedores do 5º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. Cada um recebeu troféu, certificado e R$ 15 mil:

Tema Seguros

Categoria Linguagem Escrita

Mídia Impressa Nacional e Regional - "Cuidado: o seu seguro pode ser pirata", de Saulo Luz - Jornal da Tarde.

Mídia Impressa Especializada em Seguros - "Novas coberturas para instituições de ensino", Jamille Niero - Revista Apólice.

Mídia Impressa Especializada em Economia e Finanças - "Garanta sua cobertura", de Lilian Sobral - Revista IstoÉ Dinheiro.

Mídia On-line - "Seguradora batalha na Justiça para comprovar agravamento intencional do risco", de Carol Rodrigues - Portal Revista Cobertura.

Tema Sustentabilidade - Mudanças Ambientais

Categoria Linguagem Escrita

Mídia Impressa Nacional e Regional - "A usina que explodiu", de Aline Ribeiro - Revista Época.

Mídia On-line - "Clima extremo: elétricas se preparam", Alexandre Canazio - Agência CanalEnergia

Mídia Eletrônica - Telejornalismo - "Produção irregular de carvão", com reportagem de José Raimundo - GloboNews Especial.

Equipe de reportagem: Bárbara Bom Angelo, German Maldonado, Robel Souza e Genser Freire.

Mídia Eletrônica - Radiojornalismo - "Dengue: por que estamos perdendo a batalha, por que podemos vencer a guerra", de Vanessa Bugre, em coautoria com Gabriela Rosa - Rádio UFMG Educativa.

Fonte: Clipp Seg / Monitor Mercantil