Projeto SulAmérica CDI São Carlos ganha nova sede

Cursos de verão em novo espaço marcam a evolução do projeto na comunidade

O projeto social CDI São Carlos realizado pela SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos em parceria com o Comitê para Democratização da Informática – CDI está de casa nova. A partir de fevereiro de 2012, as aulas serão ministradas na instituição CACEF- Centro de Atividade Comunitária Esperança do Futuro, que fica localizada no morro do São Carlos.

O projeto oferece cursos de capacitação em informática para pessoas da comunidade. A inauguração formal com as novas turmas será no início do próximo ano letivo de 2012, mas até lá a unidade irá oferecer cursos de verão com módulos básicos e rápidos de windows, word, excell, power point e internet. Já são dez turmas matriculadas, totalizando 100 estudantes para esses cursos entre alunos do CACEF e funcionários.

“O projeto teve início dentro da Escola de Samba Estácio de Sá, mas em um consenso foi decidido que ele deveria ir para um local mais apropriado e próximo da comunidade”, afirma a superintendente de Sustentabilidade Empresarial da SulAmérica, Adriana Boscov. “O CACEF apresentou total interesse em receber o projeto de informática assim que foi procurado”, conclui.

O CACEF fica localizado no pacificado morro do São Carlos e, há mais de seis anos, cuida de cerca de 150 alunos, entre crianças, jovens e adultos, com trabalho e dedicação dos educadores que têm a missão de levar uma nova visão do mundo a seus alunos. A instituição visa contribuir com o fortalecimento da identidade cultural dos moradores locais como cidadão do morro do São Carlos, sempre buscando ampliar os conhecimentos em relação às disciplinas escolares e também às manifestações culturais e artísticas.
Sobre o Projeto CDI

O Comitê para Democratização da Informática – CDI foi fundado em 1995 e tornou-se pioneiro no movimento de inclusão digital na América Latina com uma abordagem sócio-educativa diferenciada e um modelo único de gestão, visando a sustentabilidade do projeto. É uma organização que utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e a desigualdade, estimulando o empreendedorismo e criando novas gerações de empreendedores sociais.

A parceria da SulAmérica com o CDI teve início em 2010 com o objetivo de promover ações na Comunidade do bairro do Estácio e Cidade Nova onde se localiza a Matriz da SulAmérica no Rio de Janeiro. O projeto contribui para a redução das condições de risco social e estimulando o desenvolvimento local através da inclusão digital e social de pessoas de baixa renda.

O projeto propõem realizar ações sociais entre a SulAmérica e a Comunidade, fortalecendo as iniciativas de voluntariado e o desenvolvimento local através da tecnologia e educação.

Fonte: Clippseg/Revista Cobertura