A pelada regional, a bola cultural, o futebol antropológico, histórico e cultural: essa é a temática que permeia a Mostra Futebol BR, realizada pela DOC Galeria, de 3 de junho a 13 de julho. O projeto vai percorrer, ao todo, 11 ruas da Vila Madalena, em São Paulo, com 20 exposições simultâneas, além de projeções em telões, saídas fotográficas e lançamentos de livros. Obras de mais de 50 fotógrafos estarão em exibição nesse trabalho de pesquisa e registro dessa paixão nacional. Todas as atrações são gratuitas.

"O novo projeto tem o mesmo conceito da Mostra SP de Fotografia que realizamos na Vila Madalena há cinco anos. Propomos uma ocupação do bairro pelo fotojornalismo, desta vez com ênfase no futebol brasileiro, durante a realização do Mundial", adianta o curador Fernando Costa Netto, também um dos sócios da DOC.

As exposições irão ocupar cafés, galerias, lojas, muros autorizados, bares e restaurantes da região, que é rica em diversidade cultural. "A pesquisa abrange a bola nos mais distantes rincões do Brasil, nas periferias das grandes cidades, na selva amazônica, na costa, do Rio Grande do Sul ao Piauí e no centro-oeste brasileiro", complementa Mônica Maia, também organizadora e sócia da galeria.

Os trabalhos estarão expostos em locais diversos, como o café Les Delices de Maya, os restaurantes RUAA e Banana Verde, a padaria Le Pain Quotidien, as lojas Nike, Baraúna, MyFots e Luiza Perea, Agá Presentes, a Amuse FoodStore, a oficina FF Motorcyles, a Fast Frame, a galeria Ímã e a própria DOC, além de ocuparem alguns muros autorizados nas ruas. "É um formato que visa atender a enorme quantidade de turistas que irão desembarcar na Vila Madalena durante esse período", complementa Fernando Costa Netto.

A seleção tem sido feita desde março em duas frentes: a galeria vem pesquisando trabalhos nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, ao lado de pesquisadores parceiros. Mais de 100 ensaios foram contabilizados entre convidados e convocatória. O que não estiver em exibição nas 20 exposições simultâneas poderá ser conferido nos eventos de projeção com um telão armado em frente à DOC. No dia 15.06, haverá ainda uma Noite Mostra Nike na loja própria da marca na Vila Madalena [Rua Fidalga, 274] para celebrar o evento. No dia 28.06 acontece uma saída fotográfica Nikon “EU SOU TORCEDOR”. Os detalhes e informações das ações serão divulgados ao longo da Mostra. As pesquisas de trabalhos foram feitas pelos fotógrafos Nereu Jr. E Rogério Assis e pelo editor Alexandre Belém. A curadoria das 20 exposições é assinada pela DOC Galeria.

O futebol percorre o país em sua totalidade geográfica, da Tríplice Fronteira aos Pampas Gaúchos, passando por Amazonas, Amapá, Pará, Bahia, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Os cenários registrados são os mais diversos: uma pelada na praia de Ipanema, uma partida entre índias do Xingu, uma foto clássica em P&B de uma massagem no craque Pelé, um time reunido num abraço coletivo de boas vibrações, cliques conceituais em traves e redes e muitos outros olhares subjetivos sobre o futebol e o que essa modalidade esportiva representa para os brasileiros.

 

Para Koji Maeda, presidente da Nikon Brasil, a exposição mostra a pluralidade cultural do povo brasileiro. "Sempre apoiamos iniciativas que valorizam a essência do Brasil e temos tradição na parceria com eventos esportivos. A Mostra é uma oportunidade única de juntar o futebol, uma paixão nacional, com a arte da fotografia, que representa a alma da Nikon", explica.

 

Para Felipe Gomes, diretor de Gestão de Mercado e Estratégia da Allianz Seguros, a mostra une o que há de melhor no futebol e na arte, em um dos momentos mais esperados pelos apaixonados pelo esporte mais popular do planeta, com o início do mundial de futebol no país. “O apoio à Mostra Futebol BR estreita ainda mais a nossa relação com o esporte, que é uma plataforma tida como pilar de marca dentro da Allianz. Além de possuirmos o naming rights de uma família de arenas como Allianz Arena, na Alemanha, do Allianz Park, em Londres, do Allianz Stadium, na Austrália, do Allianz Riveira, na França e do Allianz Parque, no Brasil, promovemos outros projetos ligados ao esporte, como o Acampamento de Futebol e o Football World Trip. São ações que levam brasileiros para vivenciar esta paixão nacional em diferentes partes do mundo”, conclui. 

 

No time de fotógrafos escalados, podem ser citados nomes como Araquém Alcântara, Rogério Reis, Klaus Mitteldorf, Américo Mariano, Caio Vilela, Renato

Stockler, Henrique Manreza, Alisson Gontijo, Tita Ponte, Tony Burns (Reino Unido), Ricardo Rojas, Jorge Rodrigues Jorge, Gedeon Santos Filho, Rodrigo Lôbo, Walter Ney, Samuel Costa, Marcelo Pallotta, Leo Lara, Mauricio de Paiva, Octavio Cardoso, Daniel Kfouri, Roberto Wagner, Alex Almeida, Ana Carolina Fernandes, Paula Marina, Raphael Alves, Paulo Fridman, Rosa Gauditano, Brunel Galhego Ricci, Alexandre Severo, ainda uma coletiva sobre traves de futebol, entre outros.

 

___________________________________________________________________________________

SERVIÇO:

DOC Galeria apresenta: MOSTRA FUTEBOL BR

Período: 03.06 a 13.07

Horário: a ser conferido com cada um dos estabelecimentos

Local: Vila Madalena - SP

Informações: (11) 3938-0130

Web: Facebook [https://www.facebook.com/pages/Mostra-Futebol-

BR/447281055400255]

DOC Galeria | Escritório de Fotografia: Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena

Informações para imprensa:

namídia assessoria de comunicação - (11) 3034-5501

Sebastião Rinaldi – sebastiao@namidiacom.com.br – Ramal 212

___________________________________________________________________________________

 

 

Sobre a Allianz Seguros

No país há 110 anos, a Allianz Seguros está presente em todo o território nacional por meio de suas 51 filiais e 27 representações. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial.

 

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

 

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

 

A Allianz é a líder em Serviços Financeiros e Indústria de Seguros do ranking Best Global Green Brands, desde que o mesmo foi criado, em 2011, pela consultoria Interbrand, líder mundial em avaliação de marcas.