Porto explora tendências no seguro auto durante o INSUMMIT 2024
Nesta quinta-feira (24), a Porto esteve representada por diversas lideranças no INSUMMIT 2024, evento organizado pela Segbox e transmitido online. Entre os executivos presentes, destacou-se Rogério Rodrigues, gerente de produtos digitais da Azul Seguros e da Porto, que conduziu um bate-papo sobre as principais tendências e perspectivas para o futuro com o tema “Venda de Seguro Auto Online: personalização em cada etapa, da contratação ao uso”.
Ao longo da apresentação, Rodrigues compartilhou um panorama sobre o mercado e suas transformações ao longo dos anos. “É muito interessante observar o movimento que ocorre, não apenas na indústria de seguros de automóvel, mas em todo o mercado, onde, após os anos 2000, vimos uma forte tendência de digitalização, com o acesso crescente às ferramentas de comunicação e a rapidez com que as mudanças acontecem”, comentou. Ele explicou que esses fatores incentivaram o mercado a entender, de fato, as necessidades de cada cliente.
Rodrigues também mencionou dados de uma pesquisa de 2022, segundo os quais, no passado, os produtos estavam prontos nas prateleiras. Contudo, atualmente, 83% dos consumidores preferem produtos ou serviços personalizados para atender às necessidades e desejos do momento. Nesse cenário, a partir de 2013, a Porto começou a desenvolver estratégias para o seguro auto, inspiradas no mercado internacional.
Rodrigues listou ainda alguns aspectos que a Porto segue rigorosamente hoje: a simplificação de produtos, com a inclusão de serviços agregados. “Isso é algo muito forte dentro da companhia. Conseguimos oferecer uma experiência completa ao segurado”, afirmou. Além disso, destacou a consolidação dos sites de comparação de preços com agentes intermediários, conhecidos como multicálculos, a crescente gestão de custos e eficiência, e o uso intensivo de novas tecnologias, que visam, principalmente, reduzir custos e melhorar a experiência do segurado.
Por fim, o gerente de produtos digitais na Azul Seguros e na Porto abordou os diferenciais das marcas atualmente disponíveis no portfólio da companhia e as melhorias implementadas para facilitar a jornada dos corretores.
Fonte: CQCS