CNseg firma parceria com entidade colombiana para fortalecer mercado de seguros da América Latina
Na última sexta-feira, dia 25 de outubro, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Federação Colombiana das Seguradoras (Fasecolda – sigla em espanhol) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do mercado de seguros na América Latina e no Caribe. A intenção é que, a partir da aliança, as entidades realizem ações para promoção do intercâmbio de informações e o compartilhamento de boas práticas, além de prever a realização de eventos e treinamentos técnicos.
O foco inicial das iniciativas são o Open Insurance, os Seguros Paramétricos, a Sustentabilidade e a construção de agendas conjuntas para atuação em Conferências Temáticas das Nações Unidas. De acordo com Ana Cristina Barros, diretora de Sustentabilidade da CNseg, a aliança é a oportunidade de ampliar o horizonte de inovação, compartilhando experiências que ajudarão a fortalecer as operações da Confederação tanto no Brasil quanto na Colômbia.
Entre as atividades mencionadas no Acordo de Cooperação, Ana Cristina ressalta a experiência colombiana em taxonomia verde e seguros sustentáveis como um incentivo à inovação, modelo que tem sido uma fonte de inspiração para o desenvolvimento da taxonomia no país e está em discussão no Grupo de Trabalho do Governo Federal, do qual a CNseg faz parte. “Este é um momento histórico, em que a CNseg e a Fasecolda fortalecem seus laços e contribuem para a criação de um setor de seguros mais inovador, sustentável e preparado para os desafios do futuro”, concluiu a diretora da CNseg.
O documento, assinado durante a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP16), realizada na Colômbia, representa um marco para o desenvolvimento da indústria de seguros na América Latina e beneficiará a sociedade ao facilitar a oferta de produtos e serviços que proporcionem mais resiliência e segurança para os países. Além de fixar propostas a serem desenvolvidas pelas organizações, o tratado reforça a importância da colaboração em fóruns internacionais, como a Conferência das Nações Unidas (COP29), que será realizada em Baku, Azerbaijão, este ano.
Fonte: CQCS