Como a distração prejudica o trânsito e ocasiona acidentes

Você recebe uma notificação no celular. Uma nova mensagem, mais uma demanda para você atender. O senso de urgência ou de hábito toma conta e você pega o celular para conferir o novo recado. Segundos se passaram nesta ação, mas o tempo de distração pode sair caro.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma distração de 5 segundos a uma velocidade de 60km/h fará com que o motorista percorra 80 metros às cegas, sem saber o que está se passando ao seu redor. Ainda segundo a entidade 90% dos acidentes ocorrem devido por falhas humanas, fator que inclui a distração e podem decorrer também de imprudências no trânsito.

Segundo estudo da ONSV morrem 47 mil pessoas em acidentes de trânsito no Brasil por ano, e cerca de 400 mil pessoas são afetadas, diretamente ou indiretamente.

Prevenir e conscientizar para diminuir cada vez mais estes índices é um dos objetivos do Movimento Maio Amarelo. O SindsegSC também está envolvido com o movimento, ressaltando a sua essência de proteger e aculturar para a importância da segurança.

Como qualquer mudança de hábitos, a transformação das atitudes no trânsito não acontece em um dia, mas sim, após uma série de boas atitudes, praticadas cada vez que for transitar.

Confira algumas dicas sobre os melhores comportamentos para se adotar no trânsito:

  • Não faça ligações, nem mande mensagens e não mexa no celular enquanto estiver ao volante.
  • Ajuste a estação de rádio, ou coloque música antes de cair na estrada, com o carro parado. Porém tome cuidado com o som muito alto, pois ele pode abafar os ruídos do trânsito, como buzinas, e os barulhos que indicam alguma falha no veículo.
  • Não busque objetos no porta-luvas enquanto estiver dirigindo.
  • Não utilize os espelhos do veículo para se maquiar enquanto espera o sinal abrir, ou mesmo em movimento.
  • Tome cuidado com distrações causadas por outdoors e placas luminosas de publicidade.
  • Confira a sua rota antes de chegar ao destino. Ficar procurando endereços, entrar subitamente em ruas ou fazer manobras de última hora fazem você perder o foco nas suas atitudes, nos carros que estão ao redor, ciclistas, motociclistas e pedestres.
  • Pegue a estrada somente em boas condições de saúde e quando estiver descansado. Pegar no sono, nem que seja por segundos pode ter consequências graves.
  • Nunca dirija sob influência de drogas ou bebidas alcoólicas.
  • Respeite os limites de velocidade, essenciais para evitar colisões em caso de frenagem súbita ou imprevistos.
  • Utilize os equipamentos de segurança e adote a direção defensiva.

Se a maioria dos acidentes podem ser evitados com práticas seguras, cada um deve assumir a responsabilidade e agir de forma a garantir ao máximo a sua segurança e das pessoas transitando ao seu redor.

O trânsito é um movimento coletivo, mas que é formado de pequenas decisões, tomadas a cada segundo todos os dias. Cada uma dessas atitudes faz a diferença na hora de evitar acidentes.

Você vai fazer a diferença que deseja ver no trânsito?

Com informações: ONSV – Observatório Nacional de Segurança Viária e Revista Apólice.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras 

Notícias relacionadas:

Palestra do SindsegSC trata sobre ética, valores e escolhas no trânsito
Pedestre, um trânsito melhor também é sua responsabilidade!
Pedestre, atravesse na faixa! - Maio Amarelo 2018