Pedestre, um trânsito melhor também é sua responsabilidade!

Quando se fala de trânsito é comum imaginar uma rodovia cheia de carros buzinando, a sensação de estresse no ar e a pressa para chegar ao destino. Porém, o trânsito não é formado de carros e motos. Como o tema do Maio Amarelo em 2018 mesmo ensina “Nós Somos o Trânsito”.

O trânsito é formado de pessoas, por isso, os pedestres também são considerados agentes de mudança e são importantes na batalha para tornar o trânsito mais seguro.

Segundo dados da Seguradora Líder somente nos três primeiros meses de 2018, 19.995 pedestres receberam indenização do seguro DPVAT, 2.439 por morte. Por isso, é tão importante melhorarmos a educação no trânsito e a relação entre pedestres e motoristas.

O SindsegSC atua durante este mês para disseminar informação e alertas para a sociedade sobre a importância de bons hábitos na hora de transitar. Todos somos pedestres em alguma parte do dia, então confira as dicas para estar seguro e construir uma comunidade que se preocupa com as questões de trânsito:

Para o pedestre:
*Sempre prestar atenção no caminho e nas atividades que o cerca;
*Ter certeza de que foi visto pelos condutores ao atravessar a rua;
*Evitar fazer a travessia em curvas e esquinas, ou pontos de difícil visualização para os motoristas;
*Sempre utilizar a faixa de pedestre e ser consciente de seus atos e segurança;
*Evitar andar distraído, falando ao celular ou digitando mensagens de texto;
*Cuidado ao passar por saída de garagens, ou ao passar atrás de veículos estacionados.

Para o condutor:
*Dar a preferência para o pedestre e respeitar as faixas de travessia;
*Estar sempre atento e reduzir a velocidade em local com alto fluxo de pedestres;
*Sinalizar suas ações no trânsito para uma boa comunicação com quem anda a pé;
*Ser paciente na travessia de pedestres idosos ou portadores de deficiência.

Para uma relação segura com motoristas, ciclistas e outros pedestres é necessário que cada um faça sua parte.

Com informações: ONSV – Observatório Nacional de Segurança Viária e Seguradora Líder DPVAT

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras