Você Sabia? O mercado segurador devolveu mais de 390 bilhões para a sociedade em 2021

Dados levantados por diversas entidades relacionadas com os seguros e divulgados no folder institucional da CNseg intitulado “ O Setor de Seguros Brasileiros” mostrou o crescimento de diversos tipos de seguros, mas não só. O documento também trouxe o retorno do mercado segurador para a sociedade, que foi de 393,2 bilhões por meio de benefícios, indenizações, resgates, sorteios, despesas médicas e odontológicas. Para se ter uma ideia da grandiosidade deste número, a CNseg trouxe a informação de que o valor supera o orçamento de pequenas e grandes prefeituras e dotações de alguns dos principais ministérios.

A cifra que retornou para a população inclui 51,5% (202,6 bilhões) em saúde suplementar, 5,2% em capitalização (20,5 bilhões), 25,9% em cobertura de pessoas - acumulação (101,8 bilhões), 4,5% em cobertura de pessoas – planos de riscos (17,6 bilhões), 11,7% em seguro de danos (45,9 bilhões) e 1,2% em cobertura de pessoas – benefícios de planos tradicionais. Estes números mostram um pouco da abrangência e impacto econômico do mundo dos seguros em uma sociedade que com a proteção que fornece estimula o desenvolvimento do país.

De acordo com o Relatório 2021 da CNseg, o setor segurador brasileiro é líder em volume de negócios na América Latina e ocupa o 18° lugar no ranking mundial. Em 2021, movimentou o valor total de R$ 306,4 bilhões (sem Saúde) e apresentou crescimento de 11,9%. Ativos financeiros da ordem de R$ 1,63 trilhão de garantias. Para garantir os riscos que assume, o setor acumula ativos que equivalem a 23,4% da dívida pública brasileira constituindo-se em um dos maiores investidores institucionais do País. O volume de negócios do setor representa cerca de 6,3% do PIB, se considerada a participação da Saúde Suplementar e de 3,5% sem esse segmento. O setor pagou mais de R$ 393,2 bilhões na forma de benefícios, indenizações, resgates, sorteios, despesas médicas e odontológicas.

Em 2021, foram mais de 49 milhões de beneficiários de assistência médica (Fonte: ANS), mais de 29 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos (Fonte: ANS0, 19,7 milhões de veículos segurados (Fonte: FenSeg), mais de 11 milhões de residências seguradas (Fonte: FenSeg), R$ 3,5 bilhões de Títulos de Capitalização ativos (Fonte: FenaCap), e 18 milhões de planos de previdência coletivos e individuais (Fonte: Susep).

Contribuindo com o Saber

Há mais de 90 anos o SindsegSC atua na disseminação do conhecimento através do projeto “Contribuindo com o Saber” levando a cultura do seguro para sociedade, com informações educacionais, institucionais, sociais, comunicação e de relações com o mercado. Acompanhe a campanha “Você Sabia?” e compartilhe para sua rede de relacionamento.

Acompanhe as notícias da campanha “Você Sabia?”:

Você Sabia? Em 2021, foram mais de 29 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos.

Você sabia? Em 2021, foram 19,7 milhões de veículos segurados

Você sabia? Capitalização, um universo de oportunidades

Você sabia? Veja os números de 2020 e 2021 em relação aos planos de previdência coletivas e individuais

O Seguro Rural é de fundamental importância para atender a atividade agrícola