Em 2022, foi registrado um número expressivo de títulos de Capitalização ativos

A CNseg - Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização na publicação intitulada ‘O Setor de Seguros Brasileiro’ trouxe a informação de que em 2022 foram 11,8 bilhões de títulos de Capitalização ativos. Este número representa um crescimento de 237,14% em comparação com 2021, no qual foram registrados 3,5 bilhões de títulos ativos.

A Conjuntura da CNseg Nr. 89, a mais recente, também divulgou dados animadores do produto. No período de Janeiro a Março de 2023 já foram contabilizados R$7.099 milhões em receita e R$5.395 milhões em resgates pagos. Ainda no mesmo material o Presidente da FenaCap- Federação Nacional de Capitalização, Denis Morais, analisa que “este é um produto muito em linha com os pilares ESG e os interesses individuais em prol da sociedade que se tornaram mais latentes no pós-pandemia”.

O Título de Capitalização são aplicações programadas durante um determinado prazo que foi previamente estabelecido. O proprietário do capital possui o direito de participar de sorteios de prêmios durante o tempo em que estiver sendo feito os investimentos. Após o final do plano, o cliente recebe o valor de volta conforme as condições gerais do seu título.

Este produto pode ser dividido nas seguintes modalidades:

Tradicional

Permite ao cliente a acumulação de uma reserva por meio de pagamentos mensais ou únicos, devolvendo 100% do valor acumulado ao fim do prazo. Durante o período, desde que esteja com as mensalidades em dia, o cliente concorre a sorteios em dinheiro. Essa modalidade também é utilizada para as soluções de garantia locatícia.

Popular

Modalidade de produto cujo foco principal é a participação em sorteios, sem a obrigatoriedade da devolução integral dos valores pagos pelo cliente. Nessa modalidade, pode haver cessão de parte da reserva para instituições filantrópicas.

Incentivo

Solução sob encomenda para empresas de diversos segmentos, que permite a aquisição de séries inteiras de títulos e a utilização de sorteios para atrair, conquistar ou fidelizar clientes em ações promocionais.

Compra Programada

Acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com sorteio de prêmios.

Instrumento de Garantia

Funciona como garantia para contratos de qualquer natureza, incluindo empréstimos e aluguel de imóveis, por exemplo.

Filantropia Premiável

Produto por meio do qual o consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização.

Como adquirir um Título de Capitalização

Os consumidores podem adquirir o Título de Capitalização a partir dos 16 anos através de diversos tipos de estabelecimentos como banco, lojas e casas lotéricas. O mercado conta com valores acessíveis, não exige burocracia e possibilita a participação em diversos sorteios.

Capitalização no PMDS

No dia 16 de março deste ano, a CNseg lançou o PMDS - Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros que apresenta uma série de iniciativas para a melhoria do setor de seguros brasileiro. A FenaCap, assim como as outras Federações, contribuiu para a elaboração do material conforme a sua área de atuação.

A sugestão de maior impacto da federação, de acordo com a própria FenaCap, é a criação da figura do beneficiário dos títulos de capitalização que possui o objetivo de facilitar o acesso dos familiares aos recursos. Além disso, foi proposto o uso de títulos na modalidade de Instrumento de Garantia para garantia de contratos públicos e negócios de curto prazo, além de ampliar opções de certificação para a expansão da modalidade Filantropia Premiável, aquela em que o consumidor cede o direito do resgate de sua reserva para uma instituição previamente credenciada pelas empresas de Capitalização, permanecendo com o direito de concorrer a prêmios. A modalidade é um importante fomento às organizações filantrópicas no país.

Foram registrados 50,4 milhões de beneficiários de assistência médica em 2022

Em 2022, foram registrados 13,8 milhões de planos de previdência coletivos e individuais

Em 2022, foram mais de 30 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos

O Seguro Rural é fundamental para a continuidade do trabalho no campo

Conheça os dados do setor de seguros brasileiro

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras