Notícias - Novembro de 2006

1

Sistema de Restrição Judicial tornará bloqueio de veículos mais ágil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério das Cidades e o Ministério da Justiça assinaram hoje (28) acordo de cooperação para a implementação do Sistema de Restrição Judicial (Renajud) que integra o Poder Judiciário e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Expediente reduzido

O atendimento na sede do SindsegSC será reduzido nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, devido ao envolvimento de toda a equipe na organização da 1ª ConseguroSC, que começa neste dia.

Integrantes da Comissão de Capitalização da Fenaseg lançam livro sobre o Setor

Será lançado nesta quinta-feira, dia 30, às 15h, na sede da Fenaseg, no Rio de Janeiro, o livro Capitalização – Histórico, Conceitos e Perspectivas.

Informe Fenaseg 2005-2006 na Internet

Está disponível para consulta e download na página da Fenaseg o Informe Fenaseg 2005-2006.

Bradesco Seguros apóia ConseguroSC

A Bradesco Seguros decidiu patrocinar o coquetel de abertura da 1ª Conferência Catarinense de Seguros – ConseguroSC, que acontecerá às 21h do dia 1 de dezembro, após a primeira palestra.

ConseguroSC é assunto do programa "O X da Questão"

O assessor da presidência do SindsegSC e coordenador da ConseguroSC, Henrique Arruda, é o entrevistado do próximo programa "O X da Questão" da TV Legislativa de Blumenau.

Susep divulga Aviso de Audiência Pública que trata da prevenção às fraudes

A Susep divulgou hoje, 24, o Aviso de Audiência Pública de nº12/2006, a respeito de minuta de circular que dispõe sobre os controles internos específicos para a prevenção contra fraudes.

População de baixa renda preocupada em proteger a família, revela pesquisa

A proteção à família é a principal preocupação da população de baixa renda.

Resseguro: Projeto de Lei Complementar já pode ser votado na Câmara dos Deputados

Foi aprovado agora há pouco, na Câmara dos Deputados, o requerimento de urgência para a apreciação do Projeto de Lei Complementar 249/2005, que flexibiliza o monopólio do resseguro.

União de esforços para combater roubo e furtos de veículos

Com objetivo de discutir estratégias e unir esforços para a redução de roubo e furto de automóveis no País, especialmente em estados cuja incidência desse tipo de crime é maior, como Rio de Janeiro e São Paulo, representantes de seguradoras, da polícia especializada no combate ao roubo e furto de veículos, e montadoras estiveram reunidos na última terça-feira, 21, em São Paulo, no II Encontro Seguradoras e Montadoras.

Mercado Segurador terá audiência com o Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber, em audiência no Palácio do Planalto, no próximo dia 4 de dezembro,  uma comitiva de membros do Conselho Consultivo e da Diretoria da Fenaseg, representando todo o mercado segurador brasileiro.

PL que trata de empresas de desmontagem de veículos aprovado em Comissão do Senado Federal

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal aprovou hoje, por unanimidade,  em caráter terminativo,  o Projeto de Lei do Senado nº 372, de 2005, que disciplina o funcionamento de empresas de desmontagem de veículos automotores terrestres, alterando a Lei n.

Contran cria novo sistema de identificação de veículos

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a resolução que cria o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV).

Susep completa hoje 40 anos

A Susep - Superintendência de Seguros Privados, órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro,  comemora hoje, 21 de novembro, seus 40 anos de existência.

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro homenageia presidente da Fenaseg

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro vai conceder ao presidente da Fenaseg, João Elisio Ferraz de Campos, a sua mais importante condecoração, o Colar do Mérito Judiciário.

Denatran assina acordo com a Fenaseg

A Fenaseg e o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, formalizaram acordo de colaboração técnica, para elaboração de estudos, desenvolvimento e estruturação de projetos, visando a implantação de sistemas de estatísticas de trânsito, de levantamento de inconsistência nos bancos de dados de registro de veículos e de outras ações de cooperação relacionadas diretamente com as atribuições institucionais do Denatran.

Assembléia define alterações no SindsegSC

A Assembléia Geral do SindsegSC, realizada segunda-feira (13), com a participação dos representantes das empresas associadas, definiu as seguintes alterações para as futuras Diretorias do Sindicato: 1 – O mandato passará a ser de três (3) anos 2 – Serão permitidas duas (2) reeleições 3 – A inscrição das chapas para a próxima eleição se dará na 1ª quinzena de dezembro de 2006 4 – A eleição será realizada na 1ª quinzena de fevereiro de 2007 5 – A posse da nova Diretoria se dará na 1ª quinzena de abril de 2007 6 - A nova Diretoria contará com 11 membros, sendo 1 presidente, 1 vice-presidente e 9 diretores, e mais 6 membros do Conselho Fiscal.

Susep reduz projeção de crescimento

A Susep reduziu a projeção de crescimento para 2006 do mercado segurador brasileiro: a nova estimativa indica aumento nominal de 16,7%, queda de 0,5 ponto percentual em relação à projeção feita no mês passado.

Bradesco Auto/RE foca nas pequenas e médias empresas

A Bradesco Auto/RE reformulou seu seguro patrimonial para pequenas e médias empresas visando ocupar lugar de destaque nesse segmento nos próximos dois anos.

Mais empresas confimam participação na Exposição/ConseguroSC

Além da Auto Reg (www.

Crescimento depende de melhorias sócio-culturais

Indicadores de distribuição de renda, como o Índice do Desenvolvimento Humano (IDH), que é elaborado pela ONU comparando os países em termos de um conjunto de indicadores sociais, como renda per capita, educação e expectativa de vida, e o índice de concentração de renda, mostram que nos países onde a renda é mais bem distribuída e os indicadores sociais são melhores, a penetração dos seguros no mercado é muito maior.

Documento às seguradoras

Documento resultante do workshop realizado no 1º Encontro Catarinense de Prestadores de Serviços em Seguros foi apresentado durante Assembléia Geral do Sindseg, nesta segunda (13), com a participação das seguradoras filiadas que atuam em Santa Catarina.

Cresce o número de ações suspeitas

A Susep recebeu 2.

Segmento Seguros pagou R$ 18,6 bilhões em indenizações de janeiro a setembro de 2006

O segmento de seguros devolveu à sociedade R$ 18,6 bilhões em indenizações nos nove primeiros meses do ano.

Contran define novas disposições sobre documentos de porte obrigatório

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou  no Diário Oficial da União, na última sexta-feira, 10, a Resolução nº 205 que estabelece novas regras sobre os documentos de porte obrigatório.

II Encontro Seguradoras e Montadoras

O CESVI BRASIL promove o II Encontro Seguradoras e Montadoras, que discutirá o tema: “Estratégias para redução de roubo e furto de veículos”.

Mandatos prorrogados na Fenaseg

O Conselho de Representantes da Fenaseg, integrado pelos Presidentes dos Sindicatos Regionais, aprovou em reunião extraordinária, realizada hoje, dia 08, na sede da entidade, a prorrogação do mandato dos atuais membros da sua Diretoria até 31 de outubro de 2007.

Supersimples só em julho 2007

O Senado Federal aprovou o "Supersimples" ontem (08).

IRB reduz taxa de parcelamento

A diretoria do IRB-Brasil Re voltou a reduzir, agora em 0,04 ponto percentual, a taxa de juros que será aplicada no parcelamento do prêmio no resseguro neste mês.

Patrocinadores viabilizam participação regional na 1ª Conseguro

Os grupos de profissionais que estão se organizando para participar da 1ª Conferência Catarinense de Seguros, dias 1 e 2 de dezembro, em Blumenau, estão recebendo o apoio de empresas que vão patrocinar o transporte das comitivas a partir das respectivas regiões.

Venda de seguros deve crescer 20% este ano

Até setembro, o faturamento já avançou 15%, enquanto os lucros aumentaram 12%.

Comitivas de todo o Estado na 1ª ConseguroSC

Os grupos de trabalho do SindsegSC, instalados nas cidades de Florianópolis, Criciúma, Joinville e Chapecó, estão organizando as comitivas que participarão, em Blumenau, nos dias 1 e 2 de dezembro, da 1ª Conferência Catarinense de Seguros.

Inclusão no Simples pode sair no dia 7

As atenções dos corretores de seguros devem se voltar, no próximo dia 7, ao Congresso Nacional.

Só pela Internet

O IRB-Brasil Re comunica que, a partir do próximo dia 21, os avisos de sinistro feitos à resseguradora deverão ser emitidos exclusivamente pelo aplicativo "Aviso de Sinistro Externo - ASE", à exceção dos seguros obrigatório de veículos automotores (Dpvat) e de embarcações (Dpem).

Participantes da 1ª ConseguroSC poderão conhecer melhor o sistema Lojack

A Tracker do Brasil (www.

Auto Reg confirma participação na 1ª ConseguroSC

Especializada na regulação e liquidação de sinistros de automóveis, além de prestar consultoria técnica, a Auto Reg - Serviços Técnicos de Seguros (www.

Funenseg estará presente na 1ª ConseguroSC

A Escola Nacional de Seguros (www.

1