Notícias - Maio de 2009

1 2

Campanha do Agasalho 2009 do SindsegSC está terminando

Termina nesta sexta-feira, dia 29 de maio, o prazo para arrecadação de roupas e calçados para a Campanha do Agasalho 2009, promovida pelo Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização de Santa Catarina (SindsegSC).

Assessor da Fenacor fez palestra

O consultor Danilo Sobreira, assessor da diretoria da Fenacor e vice-presidente do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro, esteve no Espaço Cultural Funenseg, no Centro do Rio de Janeiro, dia 21 de maio, para falar sobre as responsabilidades do corretor de seguros para um público de 64 pessoas.

Previdência privada ganha mercado

Não há novidade no fato de que o setor de previdência privada tem demonstrado grande vigor e crescimento contínuo no Brasil.

Servidor e assessor da Susep têm que obedecer código de ética

A partir de agora, os servidores da Susep terão que seguir normas estabelecidas por um código de ética profissional aprovado pela direção da autarquia.

Técnicos de comitiva do Banco Mundial encontram-se com dirigentes do mercado segurador

Uma comitiva do Banco Mundial, formada por Loic Chiquier, gerente do Departamento de Financiamento Habitacional, Roger Blood, especialista em Seguros Hipotecários e Fundos Garantidores, Sameh Wahba, especialista Urbano Sênior, e a consultora Cathy Lynch, desembarcou no Rio de Janeiro para uma série de reuniões com dirigentes do mercado segurador brasileiro.

Escola e Loma devem manter parceria

O presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar, encontrou-se com o vice-presidente assistente da Loma (Life Office Management Association), Bolivar Arosemena, na semana passada, na sede da instituição de ensino, no Rio de Janeiro, quando discutiram a assinatura de um protocolo de intenções para manutenção do convênio entre as entidades.

Central de Serviços oficializa lançamento do Registro Nacional de Sinistros (RNS) Pessoas

Um workshop realizado nesta quarta-feira, dia 27, no auditório da CNSeg, oficializou o lançamento do Registro Nacional de Sinistros (RNS) Pessoas, sucessor do RNS Vida, disponibilizando ao mercado um importante aliado para a política de subscrição de riscos e combate a fraudes nos ramos de vida, acidentes pessoais e previdência privada.

Susep designa representante para encontros de grupo de trabalho nos Estados Unidos

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) autorizou o afastamento do País da servidora Regina Lidia Giordano Simões para participar das Reuniões do Grupo de Trabalho Conjunto IAIS-CGAP de Microsseguros e do Grupo de Condução (Steering Group) do "Access to Insurance Initiative (A2II)" com representantes do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (FOMIN/BID), que serão realizadas,  respectivamente, nas cidades de Atlanta e Washington, nos Estados Unidos.

Restituições do IR serão pagas todo dia 15 a partir de junho. Último lote sai em dezembro

A Receita Federal publica, na edição de hoje do Diário Oficial da União, as datas do pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa 2009, ano-base 2008.

Pelo padrão internacional

Na Susep, a tendência é manter a contabilização de produtos do tipo VGBL como seguro, apesar da contabilidade mundial (IFRS, na sigla em inglês) optar por enquadrá-lo como investimento, excluindo-o do ativo e passivo dos balanços.

Oferta de crédito sobe no País em abril, equivalendo a 42,6% do PIB

A oferta de crédito continua em expansão no País.

Avança projeto que recria a Previc

Foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara o projeto do Governo que recria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), vinculada ao Ministério da Previdência Social.

8º Encor terá palestra sobre o passado, presente e futuro do mercado

O passado, o presente e o futuro do mercado de seguros será o tema da palestra de Samy Hazan, superintendente da Marítima Seguros, na oitava edição do Encontro Regional dos Corretores de Seguros - Encor, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio no Rio Grande do Sul.

Fluxo cambial apresenta resultado positivo até o dia 22

O fluxo cambial (saldo da entrada e saída de dólares do País) está positivo em US$ 3,086 bilhões até o dia 22 deste mês, de acordo com o Banco Central.

Susep designa representante para reunião do subgrupo de transportes do Mercosul

O servidor Marcelo Bittencourt Ferro Costa, analista técnico da Superintendência de Seguros Privados (Susep), foi designado para participar da "XXXVII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 5/Transportes do Mercosul", na Cidade de Assunção, no Paraguai, esta semana (de 27 a 30).

Jovens são selecionados para Amigo do Seguro

A Escola, em parceria com a Fundação Mudes, está selecionando 25 estudantes da rede pública de ensino, entre 16 e 20 anos, para participarem da quinta turma do Programa Amigo do Seguro no Rio de Janeiro.

SindsegSC promove palestra gratuita sobre o Perfil no Seguro Automóvel em Criciúma e Joinville

Advogada especialista em direito no seguro, Angélica Carlini ministra as palestras.

Escola Nacional de Seguros inaugura novas instalações em Goiás

Com 38 anos, a Escola Nacional de Seguros tem a missão de difundir o ensino, a pesquisa e o conhecimento na área de seguros.

8º Encor terá as melhores palestras para o melhor público

O 8º Encor terá cinco palestras e um debate que deverão prender a atenção dos mil inscritos no maior evento do mercado de seguros do Sul do Brasil.

Previdência rende acima de 4%

Os 30 maiores fundos de investimentos classificados como de previdência complementar, com patrimônio superior a R$ 30 milhões, acumulam no ano ganhos que vão de, no mínimo, 4,16% a até 6,83%.

Palestra do Clube das Luluzinhas reúne 120 pessoas no Rio

A palestra "Os elementos da fraude e seus Impactos no mercado segurador", promovida pelo Clube das Luluzinhas Executivas de Seguros, atraiu o interesse não somente das mulheres, mas também dos homens, que, ao todo, somaram cerca de 120 pessoas enfileiradas no auditório da Funenseg, no início da noite desta quarta-feira, dia 20, no Rio de Janeiro.

Cadernos de Seguro: próxima edição discute a Arbitragem

Resolver conflitos – qualquer que seja a sua natureza – de maneira rápida e segura, evitando processos que se arrastam durante anos na Justiça comum e geram custos altíssimos: o sonho de qualquer empresário já é uma realidade bem conhecida no mercado mundial de resseguros.

Escola Nacional de Seguros abre inscrições para curso de Comissário de Avarias em Blumenau

A unidade regional Santa Catarina da Escola Nacional de Seguros abriu inscrições para o curso de Comissário de Avarias, em Blumenau.

Livro do professor Julio Cezar Pauzeiro agora está disponível em site

O livro “Seguro: conceitos, definições e princípios", do professor Julio Cezar Pauzeiro, está à venda no site da Funenseg: www.

Governo quer rapidez em aprovação da Previc

O governo venceu a primeira rodada de negociações no Congresso que visa a aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Contabilidade pode alterar planos de Previdência Privada

A adoção do padrão internacional de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês) trouxe ao mercado segurador uma discussão sobre a característica dos produtos de previdência privada, o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Participação no PIB chega a 3,33%

A participação do mercado de seguros, previdência aberta e capitalização no PIB brasileiro atingiu 3,33% no final do ano passado, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

Cursos e programas educacionais especializados tornaram a Funenseg a principal instituição de ensino

Oferecer cursos e programas educacionais voltados aos mais diversos perfis de profissionais da área de seguros, previdência e capitalização.

Curso de Seguros para Magistrados em Brasília

O presidente do Sincor-DF, Dorival Alves de Sousa, participou nesta terça-feira, dia 19, na cidade de Brasília, da aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento na área de Seguros para Magistrados, com o tema "O Seguro e suas Peculiaridades", promovido pela Escola Nacional de Magistratura (ENM) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (EMES) e Escola Nacional de Seguros (Funenseg).

AMB reúne juízes e desembargadores para palestra sobre contrato de resseguro

O advogado Sergio Barroso de Mello, da Pellon & Associados Advocacia, ministrará aula especial sobre contrato de resseguro, em Brasília, nesta quarta-feira, dia 20, a convite da Associação de Magistrados do Brasil (AMB).

Grande número de inscrições muda local de workshop promovido pela CNSeg e Clube das Luluzinhas

Em virtude do grande número de inscritos, o workshop "Os elementos da fraude e seus impactos no mercado segurador", promovido conjuntamente pela CNSeg e pelo Clube das Luluzinhas Executivas de Seguros, teve o local de realização alterado do auditório da Confederação para o da Escola Nacional de Seguros Funenseg, que fica na Rua Senador Dantas, 74 - 4º andar, Centro - Rio de Janeiro.

Susep designa representante para "XXVII Reunião do SGT-4 Mercosul"

Um representante da Susep participará da "XXVII Reunião do Subgrupo de Trabalho Nº 4 Serviços Financeiros" (SGT-4 Mercosul), na cidade de Assunção, no Paraguai, de 24 a 30 de maio.

Curso vai ensinar a fidelizar clientes

O aumento da oferta de produtos e a estabilização da procura geraram a necessidade dos fornecedores de produtos e serviços fidelizarem seus clientes e desenvolverem relacionamentos lucrativos com eles.

Exames para habilitação têm inscrições abertas

Os interessados em prestar o 38º Exame para Habilitação de Corretores de Seguros têm até 16 de junho, terça-feira, para se inscrever.

Diretor encontrou-se com autoridade financeira inglesa

O diretor executivo da Escola Nacional de Seguros, Renato Campos, participou do encontro entre representantes do mercado brasileiro de seguros e o Lord Mayor, Ian Luder, autoridade máxima da Corporação de Londres - que dirige a City of London, considerada o principal centro financeiro mundial -, que estava acompanhado de uma comitiva de 11 pessoas.

Título de capitalização

O mercado de títulos de capitalização movimentou R$ 2,2 bilhões no primeiro trimestre de 2009, aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2008.

Seguro ambiental deve ser obrigatório

Um polêmico projeto de lei que pretende instituir um seguro ambiental obrigatório para o licenciamento de empreendimentos que impactem o meio ambiente recebe periodicamente um novo alento no Congresso Nacional.

Portal Viver Seguro: novo endereço do mercado segurador na Internet

Será lançado na próxima segunda-feira, 18 de maio, o portal Viver Seguro (www.

"Responsabilidades do Corretor de Seguros" é tema de palestra

Se, por um lado, ser responsável é responder pelos próprios atos, por outro também é corresponder às expectativas das pessoas.

Ministério da Fazenda indica dois representantes da Susep no CRSNSP

O secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Francisco de Assis Leme Franco, designou Marcello Teixeira Bittencourt para exercer a função de membro titular do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização (CRSNSP), no período de 14 de maio de 2009 a 13 de maio de 2011, na condição de representante da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

1 2